campa-insta


Queda de cabelo nem sempre é calvície

Compartilhar no WhatsApp!

Queda intensa pode ser sintoma do 'eflúvio telógeno'

(Foto: Getty Images) 
É considerado normal o ser humano perder cerca de 100 a 150 fios por dia 
Ao lavar os cabelos ou penteá-los, é comum que alguns fios se desprendam do couro cabeludo e caiam. Por dia, o ser humano perde cerca de 100 a 150 deles.  Porém, quando a queda passa a ser intensa, pode ser sinal de que algo no organismo não está bem. Esse "descontrole" é conhecido por eflúvio telógeno.

O eflúvio telógeno é caracterizado pela queda natural dos fios, porém com um pouco mais de intensidade, e ocorre principalmente em mulheres. As principais causas são alterações hormonais – como no período pós-parto, pré e pós-menopausa, climatério – estresse, doenças acompanhadas de febre alta, traumas físicos ou emocionais, pós-operatório, doenças da tireoide, deficiências nutricionais, anemia, dietas muitos restritas, uso de medicamentos, etc. A queda se inicia entre 2 e 4 meses após o fator desencadeante.

O tratamento consiste basicamente em diferenciar as alterações de doenças que podem levar à queda dos cabelos e tratá-las. Diferenciando essas situações, é possível fazer um suporte nutricional mais adequado e acelerar a recuperação.

 “O eflúvio telógeno é reversível espontaneamente e melhora geralmente entre 1 a 3 meses, porém causa grande preocupação pela intensidade e rapidez da instalação da queda. Caso o tempo de duração seja mais prolongado, podem ser realizados novos exames para tentar identificar uma causa para o problema. Em poucos casos essa queda exacerbada pode se manter, levando a um quadro que chamamos de eflúvio telógeno crônico”, afirma Dra. Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini.

Fonte: Porta-Voz Comunicação
Queda de cabelo nem sempre é calvície Queda de cabelo nem sempre é calvície Reviewed by Redação on 1/28/2015 04:44:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-