campa-insta


Acne em pets: problema acomete animais principalmente no 1º ano de vida

Compartilhar no WhatsApp!

Veterinários alertam para este problema, que pode estar relacionado a doenças de pele mais graves

(Foto: divulgação)
A acne em animais geralmente surge na região do rosto e focinho
Mais comum nos primeiros anos de vida dos pets – infância e adolescência - a acne acomete principalmente animais de pelagem curta, como rottweilers e boxers, e pode ser reconhecida pelo surgimento de erupções avermelhadas e cravos na região do rosto e focinho. Assim como no caso dos humanos, surge por conta de uma inflamação de um folículo ou poro da pele que fica bloqueado e se enche de pus, forma uma bolinha, muitas vezes se agravando para um processo de inflamação bacteriana profundo.

Acredita-se que as causas da acne canina e felina tenham influência dos hormônios comuns desta fase da vida dos pets. Porém, caso apareça em outros lugares do corpo, o animal pode estar sofrendo de uma infecção por bactérias. O problema é que a acne e o cravo infectados podem coçar, e muitos animais acabam arranhando e esfregando seus focinhos em móveis da residência e paredes, causando feridas mais graves na região lesionada.

Outra questão importante é que os sintomas associados à acne também são relacionados a outras doenças, como dermatite bacteriana e demodicose, por isso é fundamental consultar um veterinário para realizar o diagnóstico correto. Em alguns casos, depois de identificada a inflamação, alguns especialistas solicitam inclusive uma biópsia para averiguar a gravidade do problema.

O tratamento de acne e cravos é simples: na maioria dos casos, os veterinários indicam xampus medicamentosos que auxiliam no tratamento e resolução da inflamação, além da aplicação de pomada e gel específico nas lesões. Em casos mais graves, o veterinário pode prescrever o uso de antibióticos e anti-inflamatórios em comprimidos para aliviar a dor e o inchaço.

Também são indicados produtos feitos à base de ingredientes naturais, que não oferecem restrições de uso nem contraindicações e são uma alternativa aos medicamentos, proporcionando um tratamento menos agressivo para o animal. A linha Propovets, por exemplo, traz em seus produtos – xampu, condicionar e gel - o própolis verde, reconhecido por sua ação antibiótica, anti-inflamatória e antisséptica. A acne canina e felina nunca deve ser estourada, pois pode levar a uma infecção e cicatrizes, mas caso isso aconteça, o própolis verde atua como cicatrizante e regenerador de tecidos, apresentando qualidades antifúngicas e antibacterianas, com eficácia até no combate a protozoários. Além disso, higieniza, hidrata, revitaliza e protege a pele e o pelo dos animais, conferindo-lhes brilho e maciez.

Fonte: Central de Fontes
Acne em pets: problema acomete animais principalmente no 1º ano de vida Acne em pets: problema acomete animais principalmente no 1º ano de vida Reviewed by Redação on 1/06/2015 06:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-