campa-insta


Conheça três receitas de sobremesas típicas da França para surpreender no Natal

Compartilhar no WhatsApp!

Chefe de pâtisserie do L’Entrecôte de Paris ensina três receitas tradicionais e irresistíveis

Escolher os doces para compor a mesa da ceia de Natal pode não ser uma tarefa simples diante de tantas opções e da expectativa de surpreender amigos e familiares. Para inovar na hora da sobremesa, a chefe de pâtisserie do L’Entrecôte de Paris, restaurante de comida francesa de um único prato, Iássara Guimarães separou três receitas que são o maior sucesso nos restaurantes da rede.

O Creme Brûllée, creme de baunilha finalizado com uma camada de açúcar caramelizada, o Tarte Tatin, torta de frutas típica francesa, e Mont D’ Amour, pavê que mescla geleia de morango, creme de baunilha e pavê de chocolate, são opções que podem contribuir para um Natal exclusivo, refinado e saboroso.


(Foto: divulgação)
Mont D' Amour
Receita: Mont D' Amour

Patissier de baunilha

Ingredientes:

½ litro de leite
60g de gema
100g de açúcar
50g de farinha de trigo
½ fava de baunilha

Modo de preparo: 

Ferva o leite com a fava aberta e as sementes. Bata as gemas com o açúcar até branquear. Acrescente a farinha de trigo e bata até ficar homogêneo. Misture metade do leite fervido na massa e volte tudo ao fogo até começar a desgrudar do fundo da panela. Acrescente o doce de leite e misture bem. Cubra com o plástico filme em contato com o creme para não criar película e armazene na geladeira.

Mousse de Chocolate

Ingredientes:
100g de chocolate meio amargo
300g de creme de leite fresco

Modo de preparo: 
Derreta o chocolate em banho-maria. Separadamente, bata o creme de leite em ponto de chantilly. Misture os dois e leve para gelar.

Biscoito de amêndoas

Ingredientes:
150g de clara
300g de açúcar refinado
300g de farinha de amêndoas (parte grossa)
85g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo: 

Misture a clara com o açúcar refinado em uma panela e leve ao fogo baixo batendo sempre com um fouet para derreter os grânulos de açúcar. Leve as claras até a batedeira com o globo e deixe bater até um ponto antes do merengue. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro batendo pouco, apenas para misturar. Coloque no saca-puxa com o bico redondo liso largo e pingue as bolinhas no silpat (tapete de silicone). Leve ao forno preaquecido à 120°C por 16 minutos. Espere esfriar e retire do silpat.

Geleia de Morango

Ingredientes:
1kg de morangos
500g de açúcar refinado

Modo de preparo:
Leve tudo em uma panela em fogo baixo e cozinhe por mais ou menos 40 minutos. Bata com o mixer e peneire, e depois leve para gelar.

Chantilly

Ingredientes:
300g de creme de leite fresco
60g de açúcar refinado

Modo de preparo: 
Bata na batedeira até ficar bem firme.

Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Validade: 5 dias


(Foto: divulgação)
Crème Brûlée de Baunilha
Receita: Creme Brûllée de Baunilha

Ingredientes:

1 lata de creme de leite fresco
240g de gemas peneirada (sem a película) – reservar a clara para o Petit Four
80g de açúcar refinado
1 unidade de  fava de baunilha

Modo de preparo: 

Abra a fava de baunilha e retire as sementes, junte a fava e as sementes ao creme numa panela e aqueça sem ferver. Misture - (não aerar) com um fouet as gemas e o açúcar. Misture o creme de leite morno na gemada. Retire a espuma, peneire, e retire a espuma novamente. Despeje nos ramequins (travessa oval com alça 16x19), cobrindo com plástico filme e leve ao forno com água (banho Maria) para preaquecer. Coloque os ramequins com água quente e asse em banho maria à 120°C por 24 minutos.

Rendimento: 10 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos
Validade: 3 dias (geladeira)


(Foto: divulgação)
Tarte Tatin de Maçã 
Receita: Tarte Tatin de Maçã

Ingredientes:

3 kg de maçãs pequena
80gr de açúcar refinado
24gr de especiarias em pó (5g. canela, 2g. cardamomo, 2g. cravo e 15g. açúcar mascavo)
100gr de açúcar refinado (caramelo)
Massa folhada para a base – cortada no aro redondo e assada 170°C por 14 minutos.

Modo de preparo: 

Descasque, retire o miolo e corte as maçãs em 8 gomos, tempere com as especiarias e o açúcar. Faça o caramelo com o açúcar e despeje nas forminhas cobrindo o fundo. Coloque os gomos de maçã na forminha, em gomos até encher bem. Cubra com papel alumínio e coloque no forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos. Deixe esfriar e armazene na geladeira coberto com filme.

Para Servir: 

Uma bola de sorvete de baunilha por cima.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Validade: 5 dias

Conheça três receitas de sobremesas típicas da França para surpreender no Natal Conheça três receitas de sobremesas típicas da França para surpreender no Natal Reviewed by Redação on 12/05/2014 01:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-