campa-insta


Brasil já tem ar de verão

Compartilhar no WhatsApp!

Ar quente e úmido espalhado por quase todo o país, permite a ocorrência de chuvas frequentes

O verão vai começar oficialmente no dia 21 de dezembro, às 21h03, pelo horário brasileiro de verão. As principais características da estação já são observadas sobre o país. O predomínio de ar quente e úmido espalhado por quase todo país, o que permite a ocorrência de pancadas de chuva frequentes.

Na época da estiagem, no outono inverno, e enquanto o ar úmido não está bem distribuído sobre o país, à ocorrência de chuva fica fortemente dependente da passagem de frentes frias. Mas agora, com maior disponibilidade de umidade e de calor, a chamada “chuva convectiva” acontece independentemente da presença de uma frente fria. As nuvens convectivas crescem por quase todo o país por causa do calor e da umidade alta.

Há um ano o Brasil começava a sentir os efeitos de situações anômalas nos oceanos e na atmosfera que dificultaram muito a passagem das frentes frias pelo litoral. Agora, com a situação normalizada, as massas de ar polar avançam pela costa do Sul e do Sudeste, reforçam e se juntam com a massa de nuvens que cresce no interior do país aumentando as condições para chuva.

No fim desta semana, a segunda frente fria de dezembro vai chegar ao litoral de São Paulo. Até lá, áreas de instabilidade crescem por grande parte do país.

Fonte: Climatempo
Brasil já tem ar de verão Brasil já tem ar de verão Reviewed by Redação on 12/09/2014 02:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-