campa-insta


​Artista brasileira mescla o 'Pontilhismo com a Arte Naif'

Compartilhar no WhatsApp!

Da Agência Telenoticias

(Imagem: divulgação)
Uma arte ingênua ou inocente, chamada também de ‘primitiva moderna’, assim pode ser denominada a ‘Arte Naif’ - resgatada atualmente pela artista plástica brasileira Izabel Litieri, em suas belas e coloridas telas pontilhistas.

Embora a Arte Naif tenha sido adotada por pintores sem formação acadêmica, que não se importam tanto com noções de perspectiva e harmonia cromática, muitos críticos dizem que essa corrente artística é concebida por artistas que pintam com a alma, por meio de experiências pessoais.

“A simplicidade e liberdade para pintar é o que me atrai”, diz a paulistana Izabel Litieri, que complementa: “gosto das cores, de pintar traços inocentes, que tocam profundamente a alma das pessoas que visitam minhas exposições”.

(Imagem: divulgação)
Izabel, que se formou em 1981 pela Escola Panamericana de Artes, é conhecida por suas obras pontilhistas e por representar o país em galerias e exposições internacionais. Porém, muitas das suas telas resgatam os valores da simplicidade e liberdade para pintar - presentes na Arte Naif.

Heitor dos Prazeres, por exemplo, ficou famoso por retratar cenas cotidianas de pessoas em rodas de samba e outros elementos presentes na cultura brasileira. As obras do artista carioca foram reconhecidas no exterior e a simplicidade, a alegria e o colorido apresentados em suas pinturas ajudam nos argumentos de Izabel sobre o resgate da corrente artística Naif para os dias atuais.

(Imagem: divulgação)
A artista, que admira Heitor dos Prazeres por todo o seu legado, principalmente nas artes plásticas, diz que o colorido e o lúdico a encantam, assim como a natureza, animais e paisagens. “Por isso faço essa mescla do Naif com o pontilhismo - técnica que nos faz sentir o efeito imediato das cores num papel totalmente branco, formando vários desenhos através de contrastes”, diz.

​Artista brasileira mescla o 'Pontilhismo com a Arte Naif' ​Artista brasileira mescla o 'Pontilhismo com a Arte Naif' Reviewed by Redação on 12/03/2014 07:43:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-