campa-insta


Estresse pode agravar a Síndrome do Intestino Irritável

Compartilhar no WhatsApp!

Normalmente, os primeiros sinais da síndrome surgem na adolescência ou até os 30 anos

(Foto: Getty Images)
Cerca de 85% dos portadores da SII relatam que os sintomas
surgiram por causa de fatores emocionais
Dor abdominal, sensação de estufamento, vômitos, enjoo, queimação, constipação e diarreia são sintomas recorrentes provocados pela Síndrome do Intestino Irritável (SII). E cerca de 85% dos portadores da SII relatam que os sintomas surgiram por causa de fatores emocionais.

A SII é uma doença que afeta o intestino e não é causada por algum defeito na anatomia do órgão, nem pode ser detectada por algum exame: é uma doença ligada ao funcionamento do intestino. Normalmente, os primeiros sinais surgem na adolescência ou até os 30 anos.

A médica Elisabete Fernandes Almeida, especializada em educação em saúde, diz que para entender perfeitamente a síndrome, é preciso saber como funciona o intestino. “Depois de consumidos, os alimentos passam por todo o intestino, começando no delgado e terminando no grosso. Para que o bolo fecal se mova dentro dos intestinos são necessárias contrações musculares”, diz.

Na pessoa com SII, o movimento intestinal (também chamado de peristaltismo) pode ser acelerado, o que vai provocar a diarreia ou o contrário, onde o peristaltismo diminui e o individuo tem prisão de ventre e a sensação de estufamento.

Elisabete conta que o estresse pode agravar a síndrome, porque a musculatura do intestino grosso é muito inervada e sensível. “Se a pessoa está em situação de estresse crônico, o peristaltismo pode aumentar ou diminuir”, afirma.

Para uma boa saúde do intestino, é indispensável o consumo de fibras e bastante água. Segundo a médica, as fibras são responsáveis por aumentar o bolo fecal, enquanto a água ajuda a eliminar esse bolo. “Uma hipótese da origem da SII é que os portadores da doença apresentam uma alteração da função intestinal, podendo aumentar o volume de gases dentro dos intestinos”, comenta.

Mais sobre os sintomas

A Síndrome do Intestino Irritável afeta os movimentos do cólon (parte maior do intestino grosso), o transporte de gases e das fezes. Podem ocorrer duas situações: na primeira ocorre um aumento nos movimentos do cólon e na absorção de água, amolecendo as fezes e causando diarreia. Na segunda, o trabalho intestinal fica lento, favorecendo o endurecimento das fezes e ocasionando a prisão de ventre (constipação).

Tratamento

A médica conta que é importante o paciente entender quais são os fatores que disparam as crises e, a partir daí, começar o tratamento. “Alguns medicamentos ajudam a amenizar os sintomas. Porém, manter uma dieta equilibrada é essencial para controlar a SII”.

Dicas:

· A alimentação e o equilíbrio emocional exercem um papel fundamental na melhora dos sintomas da SII. Gerencie suas emoções;

· Fique atento aos alimentos que pioram a doença;

· Beba no mínimo 8 copos de água por dia;

· Pare de fumar;

· Caso você tenha o intestino preso, coma mais alimentos ricos em fibras (verduras, frutas, grãos integrais, etc);

· Faça atividade física regulamente.

Fonte: CR Comunicação
Estresse pode agravar a Síndrome do Intestino Irritável Estresse pode agravar a Síndrome do Intestino Irritável Reviewed by Redação on 11/26/2014 08:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-