campa-insta


Contraceptivos de longo prazo também podem ser indicados para mulheres jovens

Compartilhar no WhatsApp!

Novas diretrizes internacionais recomendam o uso de métodos de longo prazo para mulheres mais jovens

(Foto: Getty Images) 
O DIU (dispositivo intrauterino) é um dos métodos
contraceptivos de longo prazo
Segundo dados do estudo “Nascer no Brasil”, da Fundação Oswaldo Cruz, para 30% das grávidas brasileiras a gestação não foi planejada. Muitas delas ficaram insatisfeitas com este fato e algumas mulheres chegaram a pensar em interromper esta gravidez. A falta de uso de métodos contraceptivos, bem como a sua utilização de maneira incorreta, estão entre as principais causas dessa estatística.

Este é um problema comum em todo o mundo. Por esta razão muitas sociedades médicas e governos vêm debatendo o tema e, cada vez mais, estão priorizando métodos contraceptivos cujo uso esteja menos sujeito a erros por parte das usuárias, contribuindo desse modo para torná-los mais eficazes.

Recentemente, a Academia Americana de Pediatria publicou uma nova diretriz, que endossa a recomendação do Colégio Americano de Ginecologia e amplia as orientações de uso dos Métodos Contraceptivos de Longo Prazo, inclusive para adolescentes. Dentre as opções para contracepção de longo prazo, estão o dispositivo intra-uterino  (DIU de cobre), o sistema intrauterino - SIU (também conhecido como DIU medicado ou DIU hormonal) e o implante contraceptivo. Estas formas anticoncepcionais podem proteger as pacientes por períodos que vão de 3 a 10 anos.

“Apesar da pílula ser o anticoncepcional mais conhecido, os métodos de longo prazo são ótimas alternativas para quem busca contracepção eficaz e  de longa duração, em especial para mulheres que possuem rotinas intensas e que podem vir a esquecer de tomar os comprimidos adequadamente”, esclarece o  Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luís.

Assim como as sociedades internacionais, a Federação Brasileira de Ginecologia (FEBRASGO) acaba de publicar um esclarecimento sobre os métodos contraceptivos de longo prazo, reforçando que “devido à grande eficácia, altos índices de satisfação, de continuidade de uso e por não serem de utilização diária, estes métodos deveriam ser recomendados como primeira opção para todas as mulheres em idade reprodutiva que desejam anticoncepção segura, incluindo as adolescentes”.

“É um movimento interessante, mulheres cada vez mais novas, em torno dos 18 anos, estão procurando contraceptivos de longa duração, não só para prevenir gravidez, mas para minimizar outros problemas, como sangramentos menstruais abundantes”, complementa o Dr. José Bento.

Entendendo os métodos contraceptivos de longo prazo:

Ambos, o DIU e o SIU são dispositivos em forma de T que uma vez colocados no interior do útero, impedem o encontro dos espermatozoides com o óvulo. A principal diferença entre o DIU e o SIU, é que o DIU tem um revestimento de cobre e o SIU contém hormônio, que é liberado em pequenas quantidades dentro do útero, proporcionando outros benefícios como redução da cólica e do fluxo menstrual.

O implante contraceptivo é um bastão de silicone que é colocado sob a pele do braço e libera hormônio de forma gradativa, diferentemente dos dispositivos intra-uterinos (DIU / SIU), que impedem a gravidez por meio da inibição da ovulação. Ao optar por um método contraceptivo de longo prazo, o dispositivo deverá ser inserido pelo médico, geralmente no próprio consultório, sem necessidade de anestesia geral. O procedimento de inserção é considerado simples e rápido.

O especialista também explica que existem diversas opções para contracepção, mas é importante lembrar que nem sempre o melhor método para uma mulher, também será o mais adequado para uma amiga ou pessoas da mesma idade. “É essencial que as pacientes conversem sobre as opções disponíveis com seu ginecologista, pois juntos eles irão escolher o melhor método”, ressalta o ginecologista.

Fonte: Burson-Marsteller
Contraceptivos de longo prazo também podem ser indicados para mulheres jovens Contraceptivos de longo prazo também podem ser indicados para mulheres jovens Reviewed by Redação on 11/11/2014 06:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-