campa-insta


Veja dicas para evitar roubos de celulares, tablets, notebooks e carros

Compartilhar no WhatsApp!

Setembro é o 16º mês de alta consecutiva nos índices de roubos na capital paulista

A Secretaria de Segurança Pública divulgou mais um dado preocupante para quem vive na cidade e Estado de São Paulo. Foram registrados 12.800 casos de roubos na capital, contra 10.669 do mesmo mês do ano passado, um aumento de 20% em relação a 2013 e no Estado houve aumento do 16,7%.

Os casos de roubo estão em alta há mais de um ano: setembro é o 16º mês de alta consecutiva nos índices da capital paulista. Logo abaixo, o especialista e gerente de operações do GRUPO GR - empresa de segurança patrimonial, Samuel Washington, selecionou algumas dicas para evitar roubos de celulares, tablets, notebooks e carros:

Celulares:

- Não mantenha na agenda de seu celular nomes e fotos de familiares, pois podem ser utilizados por criminosos especializados em sequestros;
- Atender o celular na rua, deixa o usuário distraído e, ao mesmo tempo, vulnerável.
- Não use celular na cintura e/ou em bolsos (principalmente traseiros), pois permitem que os assaltantes o furtem com facilidade.
- Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso. - Nunca o deixe à mostra.
- Apesar de ser proibido por lei, ainda é comum ver as pessoas falando ao volante. Neste momento, o usuário, por estar distraído, é um alvo fácil para os meliantes, além de poder causar acidentes.
- Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-los.
 - Nunca forneça nenhuma informação particular pelo telefone, como: números de RG, CPF, conta de banco, senhas, entre outros.
- Atenção com o golpe de falso sequestro pelo celular. Não caia na conversa dos criminosos que ordenam depósitos imediatos. Dirija-se imediatamente à delegacia mais próxima e registre ocorrência
- Outro golpe é quando ligam dizendo que algum parente se envolveu em acidente de trânsito e pede uma quantia em dinheiro para evitar um processo.
- O uso do identificador de chamadas é um ótimo sistema para identificação de golpistas, trotes, ameaças, etc.
 - Não incentive o uso de telefone celular por crianças.
- Lembre-se que ao aceitar conversar com um estranho pelo telefone, você pode correr o mesmo perigo de quem conversa com um desconhecido na rua.
- Se disponível, utilize os recursos de bloqueio com senha em seu aparelho celular, assim, somente você terá acesso às informações.
- Cuidado com o que fala no telefone. A conversa pode estar sendo gravada.
- Tente descobrir sempre o nome e número da pessoa que esta ligando para você.

Tablets e notebooks

- Grandes centros comerciais, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de notebooks e tablets.
- Avalie sempre se é realmente necessário levar o notebook ou o tablet do trabalho para casa ou vice-e-versa.
- Em aeroportos, a dica básica de segurança é que o usuário não se descuide do equipamento, especialmente enquanto compra um lanche, visita uma loja ou faz um telefonema.
- Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, o assaltante troca a mala com o notebook por uma maleta falsa, que tem revistas ou um tijolo dentro para simular o peso do equipamento. Muitas pessoas só se dão conta do furto muito tempo depois.
- Os assaltantes contam com olheiros que observam usuários de notebooks e tablets em eventos, na saída de empresas, hotéis ou aqueles que se descuidam do equipamento na rua enquanto falam ao telefone. Estes olheiros avisam assaltantes que estão em motocicletas. Estes realizam assaltos à mão armada contra motoristas ou mesmo passageiros em táxis.
- Fique atento a movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.
- Evite usar a maleta tradicional do notebook. Procure carregar o equipamento em uma mochila comum.

Carros

- Quando caminhar até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo.
- Em hipótese alguma fique parado no interior do carro, principalmente à noite, na porta de casa.
- Antes de iniciar um deslocamento se informe sobre a área de destino e as ruas de trajeto. Caso não conheça a região, tenha à mão um guia/GPS ou faça um mapa do local.
- Se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo.
 - Os meliantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por dois indivíduos.
- Quando suspeitar de alguma coisa procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem.
- Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.
-Não deixe os seus documentos no porta-luvas.
- Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.
- Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc.).
- Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas.
 - Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets.
- Atentar, ao chegar ou sair de casa, para a presença de estranhos nas imediações.
- Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado.
- Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.
- Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada.
- Sempre que possível faça alterações em seu trajeto, mesmo que pequenas, evitando rotina.
- Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.
- Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar. Se você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial.

Atenção: cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira viatura de polícia que cruzar por você.

Fonte: Visarplan 
Veja dicas para evitar roubos de celulares, tablets, notebooks e carros Veja dicas para evitar roubos de celulares, tablets, notebooks e carros Reviewed by Redação on 10/28/2014 04:10:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-