campa-insta


Saiba mais sobre 'descolamento de retina'

Compartilhar no WhatsApp!

Na maioria dos casos, reversão do descolamento é feito por cirurgia

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Estudos revelam que 0,3% da população brasileira sofrem com o descolamento de retina - membrana fotossensível localizada na parte de trás dos olhos e que ajuda a ver as imagens que estão focalizadas nela através da córnea, cristalino e eventuais lentes corretoras – sendo, em sua maioria, idosos, diabéticos e crianças prematuras.

O problema é desencadeado pelo descolamento do vítreo posterior, que pode causar uma ruptura na retina. Através dessa ruptura, fluidos intraoculares podem infiltrar a retina, separando-a da parede posterior do olho. Durante o processo, é comum o sangramento de pequenos vasos sanguíneos, causando uma turvação no gel vítreo. “Se a mácula, parte da retina responsável pela precisão na visão, for descolada, pode haver uma sequela na visão central”, explica o oftalmologista e especialista em retina do H. Olhos, Dr. Renato Passos.

O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.

Alguns sintomas são característicos da doença, como flashes brilhantes de luz, visão distorcida, manchas flutuantes na visão, semelhantes a pequenas moscas, sombra ou cegueira em uma parte do campo visual de um olho. “Ao perceber esses incômodos, recomenda-se procurar um especialista imediatamente para iniciar uma bateria de exames que inclui a medida de acuidade visual, lâmpada de fenda, mapeamento de retina e ultrassom”, diz o especialista.

A reversão do descolamento de retina é feito, em sua maioria, com cirurgia. Entre os procedimentos estão: retinopexia com introflexão escleral, onde é amarrada no olho uma cinta de silicone para ajudar a vedar as rupturas, criopexia (sonda de gelo) ou fotocoagulação a laser para auxiliar na cicatrização e que fixa a retina na camada subjacente, a retinopexia pneumática, onde bolhas de gás são inseridas no olho para ajudar a retina a flutuar de volta ao seu lugar. Na impossibilidade desses procedimentos pode ser necessária uma vitrectomia, onde o gel vítreo é removido do olho através de micro-cânulas e sondas de aspiração.

Fonte: Porta-Voz Comunicação
Saiba mais sobre 'descolamento de retina' Saiba mais sobre 'descolamento de retina' Reviewed by Redação on 10/02/2014 04:51:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-