campa-insta


Reconstrução mamária restabelece autoestima feminina

Compartilhar no WhatsApp!

Prática ajuda na redução do trauma após a mastectomia e pode ser feita ainda durante a cirurgia

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Cada vez mais frequente, o câncer de mama é o tipo de tumor que mais acomete mulheres. Para 2014, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta para a previsão de diagnóstico de 57 mil novos casos. Com isso, a prevenção do câncer se torna o principal aliado para combater esses altos números: consultas periódicas, autoexame da mama e exames preventivos como ultrassonografia e mamografia são recomendados às mulheres.

Atualmente existem diversas técnicas voltadas para a detecção e tratamento da doença, sendo que a reconstrução mamária é considerada parte da sua superação. “A reconstrução da mama é uma opção para as mulheres que sofreram a mastectomia, retirada dos seios, seja ela parcial ou total”, comenta o mastologista Sérgio Mendes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Para muitas mulheres, a reconstrução das mamas ajuda no fortalecimento da autoestima o que, por sua vez, favorece na recuperação da paciente, uma vez que a cirurgia restabelece a região afetada pela doença, tornando-se um importante aliado psicológico. Dr. Armando Ribeiro, psico-oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, complementa “cuidados integrativos em oncologia vão além da cura do câncer, promovem o reequilíbrio emocional, do bem-estar e da qualidade de vida das pacientes e de seus familiares".

Atualmente, as novas técnicas de reconstrução mamária podem ser aplicadas antes mesmo do início da quimioterapia, mas para cada caso é feita uma análise para entender o melhor tratamento a ser seguido. Entre as opções de cirurgia estão a lipoenxertia, reconstrução feita a partir de tecido dorsal e abdominal, e a inclusão de próteses de silicone ou expansores, que são mais indicados para mulheres com seios menores.

A recuperação, que pode variar de 30 a 90 dias, também está ligada ao cuidado para a não rejeição da cirurgia. “Pacientes que receberam doses de radioterapia, fumantes e que possuem doenças autoimunes ou diabetes necessitam de uma avaliação mais rigorosa antes de realizar a cirurgia, com objetivo de evitar riscos de rejeição”, finaliza Dr. Mendes.

Fonte: Imagem Corporativa
Reconstrução mamária restabelece autoestima feminina Reconstrução mamária restabelece autoestima feminina Reviewed by Redação on 10/14/2014 03:19:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-