campa-insta


Dentista esclarece 10 mitos e verdades sobre clareamento dentário

Compartilhar no WhatsApp!

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Muito procurado pelos excelentes resultados estéticos e cada vez mais acessível ao grande público, o clareamento ainda gera muitas dúvidas nos pacientes. Em busca de um sorriso mais branco há quem recorra aos cremes dentais ou receitinhas caseiras, mas será que esses recursos são realmente eficientes? Quais seriam os verdadeiros riscos para a saúde bucal o uso de produtos sem orientação? A dentista da rede de Clínicas Odontológicas Sorridents, Dra. Ana Carolina Martinez, explica o que é mito e o que é verdade quando o assunto é clareamento.

Clareamento deixa os dentes sensíveis.
Parcialmente verdade - Alguns pacientes apresentam sensibilidade durante e/ou após o tratamento.  Este tipo de sensibilidade pode ser causada pela inflamação na polpa “nervo” do dente, resultante destas fontes de irritação: a penetração do peróxido, agente ativo do gel de clareamento, até o tecido da polpa “nervo” do dente. Desidratação do dente por causa do clareamento dental. Exposição do dente a uma temperatura elevada durante um período longo (em alguns casos em que foi utilizada uma luz ativadora durante o branqueamento).

Cremes dentais funcionam como clareadores?
Mito - Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouco ou não possuem em sua composição os agentes ativos do clareamento dental. Por ser abrasivo, ele atua removendo manchas externas.

Clareamento enfraquece o dente?
Mito - O clareamento consiste em uma reação química. O gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.

Durante o clareamento não pode ingerir bebidas e alimentos com corantes?
Verdade - Durante o tratamento clareador alguns alimentos, bebidas ou produtos devem ser evitados. Haverá interferência no resultado final ou no rendimento do tempo de tratamento, caso não haja este cuidado. A durabilidade da cor alcançada com o clareamento será reduzida se o paciente consumir excessivamente algumas bebidas como café ou chá preto ou ainda fumar.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?
Parcialmente verdade - Existem alguns casos que não são indicados:
Mulheres grávidas, apesar de não termos estudos científicos que nos prove o contrário;
Crianças menores de 15 anos, com o esmalte não completamente formado para indicação do clareamento;
Pessoa com implante;
Pacientes que apresentam doença periodontal, muitas restaurações e extensas;
Alérgico a componentes da fórmula;
Pacientes com retração gengival;

Os dentes escurecem com o passar dos anos?
Verdade - O efeito do clareamento dental tem durações variadas, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos. As pessoas com uma exposição alta a agentes cromogénicos como o café, chá, colas necessitam de um tratamento de reforço. Possivelmente de 6 em 6 meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas, não há necessite de retoques com tanta frequência.

Clareamentos caseiros não funcionam?
Mito - Não existem tratamentos mais ou menos eficazes. Na verdade, todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente, através da oxidação causada nos pigmentos amarelados da dentina.

Qualquer pessoa pode ficar com os dentes brancos após um clareamento?
Parcialmente verdade - Isso vai depender da resposta biológica da estrutura dental de cada pessoa.

Receitas caseiras como bicarbonato de sódio, limão, água oxigenada e casca de laranja clareiam os dentes?
Mito - Estes produtos citados não possuem o potencial clareador. O bicarbonato de sódio é abrasivo, portanto irá realizar um polimento da superfície externa do dente, ou seja, o esmalte.

Clareamento provoca câncer?
Mito - Não há relatos nem evidências de que os agentes clareadores venham a provocar o câncer.

Fonte: Ideias & Efeito Assessoria de Comunicação
Dentista esclarece 10 mitos e verdades sobre clareamento dentário Dentista esclarece 10 mitos e verdades sobre clareamento dentário Reviewed by Redação on 7/25/2014 06:49:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-