campa-insta


Queda de cabelo está entre principais queixas em consulta, afirma dermatologista

Compartilhar no WhatsApp!

Estima-se que 50% dos homens acima de 50 anos apresentam algum grau de calvície

(Foto: Getty Images)
A queixa de queda de cabelos (alopecia) está entre as dez mais frequentes nos consultórios dermatológicos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). A quantidade é variável, mas caem, em média, de 60 a 100 fios por dia.

“Estima-se que 50% dos homens acima de 50 anos apresentem algum grau de calvície. Já para as mulheres, as estimativas de prevalência são muito variadas”, afirma a responsável pelo ambulatório de Alopecias do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Dra. Priscila Kakizaki.

Se a lavagem dos cabelos não é diária, os fios soltos acumulam-se presos entre os demais. Na próxima lavagem, estes fios se desprendem, dando a sensação de que a queda está acima do normal, o que não é verdade.

A dermatologista explica que a calvície (alopecia androgenética) é a causa mais comum de queda em ambos os sexos. Neste caso, existe a predisposição genética para a queda, mas o modo de herança não está bem definido, acredita-se que seja poligênica (vários genes).

Outro fator importante é o hormonal. Sabe-se que nos homens é um processo mediado por androgênios (hormônio masculino). Nas mulheres, este fator hormonal é incerto.

Ela acrescenta que, nos indivíduos predispostos à calvície, os fios vão se tornando mais fracos e finos a cada ciclo. Esta transformação gradual vai dando o aspecto rarefeito dos cabelos. Nas mulheres, a perda ocorre em todo o couro cabeludo, enquanto nos homens é mais frequente na região da coroa.

Algumas situações agravam a queda, como ter anemia ou doenças tireoidianas, emagrecimento acentuado e uso de drogas, entre outros. Existem também muitos mitos que são atribuídos à queda, como dormir com os cabelos molhados, manter os cabelos presos, usar bonés e chapéus ou secador quente, que não são verdadeiros.

A Dra. Priscila esclarece que o tratamento pode ser tópico (loções e xampus) e/ou sistêmico (por via oral). Em casos avançados, pode se recorrer ao transplante de cabelos.

“Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de sucesso. Para isso, deve-se sempre procurar um especialista”, destaca.

Queda de cabelo está entre principais queixas em consulta, afirma dermatologista Queda de cabelo está entre principais queixas em consulta, afirma dermatologista Reviewed by Redação on 6/27/2014 04:14:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-