campa-insta


Aproveitar água de chuva em casa é um dos caminhos para evitar escassez

Compartilhar no WhatsApp!

Atitude garante água de ótima qualidade para irrigação, lavagem de roupa, pisos e carros, além de reduzir a dependência das concessionárias que tem problemas de custos e insegurança de abastecimento nas grandes cidades

Com o avanço das mudanças climáticas, o período de chuvas em algumas cidades tem se tornado escasso, principalmente no Estado de São Paulo, o que resultou no baixo nível da capacidade de armazenamento das represas. Portanto, aproveitar a água de chuva em vários pontos da cidade, é uma das formas de diminuir a dependência em relação aos grandes sistemas de abastecimento, evitando o uso de água potável para algumas atividades do dia a dia, assim como lavar o carro, áreas comuns de um condomínio, lavagem de calçadas e limpeza lojas, restaurantes, entre outros.

Até o final do século passado, a tendência era a construção de grandes obras de abastecimento para atender milhões de pessoas com extensas redes de tubulações. A operação dessas redes exigia um grande consumo de energia para bombeamento de água e altos custos de manutenção. Já os sistemas descentralizados para o aproveitamento de água de chuva podem ser instalados nas residências, condomínios e bairros, pois, não dependem dos sistemas centrais, mas se ligam a estes, para complementação do abastecimento e exigem custos e tubulações para a manutenção, explica Marcos Barros, diretor da AquaStock, empresa especializada na importação de tecnologia europeia de aproveitamento de água de chuva.

O Estado de São Paulo, principalmente a capital paulista depende de grandes sistemas de água (Cantareira, Guarapiranga) que apresentam sinais de estresse de sua capacidade, aliadas as altas perdas e custos crescentes. “A completa inexistência de política pública de apoio, ou mesmo de obrigatoriedade de aproveitamento de água de chuva nas cidades, demonstram que a administração pública confie somente na execução de grandes obras, ao invés de incentivar intensamente o aproveitamento de água de chuva em suas diferentes formas” destaca Barros.

Segundo ele, todos os locais estão sujeitos a enfrentar escassez de água em determinado momento e por isso, a utilização da água da chuva sempre contribuirá para diminuir pressão sobre os mananciais que abastecem as cidades, bem como possibilitará a diminuição da dependência dos sistemas centralizados, reduzindo custos e perdas e aumentando a segurança hídrica, além de evitar o uso de água potável para as atividades de limpeza, irrigação de plantas e manutenção de espaços públicos e privados.

O aproveitamento da água de chuva e o reuso de água são medidas que em conjunto vão possibilitar melhor gestão dos recursos hídricos e redução da dependência de grandes sistemas, assim como o Cantareira e possibilitar a construção de redes de distribuição menores, como menores perdas de gastos de energia.

Para aproveitar a água da chuva dos telhados e diminuir o uso de água potável em situações que ela não é necessária, a  AquaStock oferece  tecnologias para o aproveitamento da chuva e apresenta o sistema alemão Wisy, marca  reconhecida internacionalmente por sua eficiência, qualidade e durabilidade. Os sistemas disponíveis podem ser instalados em residência, prédios, lojas, indústrias e empreendimentos de todos os tamanhos, destaca Barros.

Segundo o diretor da empresa, a água filtrada pode ser utilizada para irrigar jardins, lavar pisos, usar na descarga do vaso sanitário, lavar roupas, carros, objetos, manutenção de piscinas,  e pode ser ainda, utilizada em alguns processos industriais ou em sistemas de ar condicionado, e com isso evitar o uso de água potável para esses fins. Além disso, com a instalação de sistemas de água de chuva, minimiza-se a causa das enchentes, pois a água fica armazenada na própria cisterna da residência para ser utilizada futuramente.

Barros afirma que os sistemas Wisy oferecem instalação e manutenção fáceis. “É um processo totalmente mecânico e biológico, nada químico, que oferece a melhor qualidade de água tratada”, destaca. Os produtos para a instalação de sistemas para o reaproveitamento da água de chuva podem ser encontrados em vários estados brasileiros. Para localizar um ponto de venda e equipe técnica entre em contato pelos telefones (11) 3815-4814 e 3831-3011 ou email info@aquastock.com.br. 
Aproveitar água de chuva em casa é um dos caminhos para evitar escassez Aproveitar água de chuva em casa é um dos caminhos para evitar escassez Reviewed by Redação on 6/26/2014 01:37:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-