campa-insta


Veja 10 dicas para saber se o seu filho tem problema de visão

Compartilhar no WhatsApp!

(Foto: Getty Images)
A partir dos 5 anos, a criança deve visitar o oftalmologista
pelo menos uma vez ao ano
Muito se fala que o início da vida escolar é a época ideal para descobrir se a criança tem algum problema de visão. Geralmente, os pais esperam o filho ser alfabetizado para levá-lo à sua primeira visita ao oftalmologista. Mas, segundo a oftalmologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, Dra. Daniella Fairbanks, é necessário observar a visão dos pequenos desde o nascimento, a fim de evitar complicações no futuro e garantir a saúde dos olhos.

Confira abaixo 10 dicas da especialista para descobrir se seu filho não está enxergado bem:

Recém-nascidos...
1 - Procurar um retinólogo (no caso de crianças prematuras);
Crianças prematuras, que nascem com cerca de um quilo, são submetidas a altas cargas de oxigênio a fim de estimular o ganho de peso. A oftalmologista alerta que, devido a este tratamento, o bebê pode desenvolver alguns distúrbios de retina com complicações seríssimas. Com isso, é indicado que crianças prematuras consultem um retinólogo (oftalmologista especializado em retina), para garantir uma visão saudável logo na primeira infância.

2 – Certificar-se que o ‘teste do olhinho’ foi realizado;
Todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao ‘Teste do Olhinho’, ou ‘Teste do Reflexo Vermelho’. Apesar de isso ser uma obrigação, é indicado aos pais se certificarem que o teste foi realizado. Esse exame é fundamental para descobrir alguma alteração na visão do bebê, antes mesmo da alta. Mamães podem ficar tranquilas. O Teste do Olhinho é fácil, rápido e não dói.

Antes de um ano...
3- Estrabismo em bebês é normal?
Até os seis meses, sim. Isso é devido a uma natural imaturidade visual da criança. Após esta idade, se o desvio de olhar permanecer, os pais devem levá-la a um oftalmologista para avaliação.

4 – Primeira visita ao oftalmologista entre seis e oito meses de idade;
Catarata não é um mal apenas da terceira idade. E ela pode se esconder, até mesmo, no Teste do Olhinho. Por isso, Dra. Daniella indica que os pais levem o filho ao oftalmologista, pela primeira vez, entre seis e oito meses de idade. “O adulto diagnosticado com catarata segue a vida muito bem após cirurgia. Já na infância, a catarata é perigosa, pois pode interromper o desenvolvimento da visão. A criança diagnosticada com essa patologia deve operar com urgência”, alerta.

5 - Examine seu filho em casa;
Tape um dos olhos do bebê e dê um brinquedo para ele manusear. Em seguida, repita o teste com o outro olho e observe bem.  Caso tenha algum problema em um dos olhos, não será difícil perceber. A criança não gostará que tampem seu olho saudável e, naturalmente, irá reclamar e chorar.

Entre os 2 e 3 anos...
6 – Não se engane com o desenvolvimento da criança;
A criança pode andar bem, brincar e interagir com as pessoas. Mas isso não significa que ela tem uma boa visão nos dois olhos. A criança pode se adaptar a enxergar com apenas um olho. Se houver algum problema com um dos olhinhos, o oftalmologista poderá indicar o uso de óculos ou, dependendo do caso, um tampão no olho mais saudável, com o objetivo de estimular a visão prejudicada.

7 – Com figuras, a criança já informa a visão;
Nesta idade, já é possível medir a visão da criança por meio de figuras. Isso é fundamental para obter um exame de visão mais apurado e corrigir a vista, caso necessário.

8 – Dilatar a pupila é importante!
Muitos pais resistem à dilatação de pupila feita por oftalmologista. Isso porque o exame pode provocar desconforto na criança. Contudo, dependendo do exame clínico, a dilatação é inevitável. É para o bem do filho!

Aos 4 anos...
9 – Voltar ao oftalmologia antes da alfabetização;
Atualmente, a criança brasileira se alfabetiza com aproximadamente 5 anos de idade. Com isso, é importante retornar ao oftalmologista antes deste momento, para garantir uma visão saudável e aproveitar bem os primeiros aprendizados na escola.

A partir dos 5 anos...
10 – Visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano;
O exame de fundo de olho, ou oftalmoscopia, é indicado pelo menos uma vez ao ano. E isso continua após a infância, para evitar o glaucoma, entre outras doenças oculares e até males como o diabetes.


Fonte: HD Comunicação
Veja 10 dicas para saber se o seu filho tem problema de visão Veja 10 dicas para saber se o seu filho tem problema de visão Reviewed by Redação on 5/08/2014 07:48:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-