campa-insta


Artistas nacionais e internacionais se apresentam na Virada Cultural Paulista

Compartilhar no WhatsApp!

Das 28 cidades participantes, oito ficam a apenas uma hora de distância da Capital levando paulistanos a curtir esse grande festival fora da capital. Programe-se!

(Foto: divulgação)
Banda Titãs se apresenta em Indaiatuba neste domingo (25)
Os grandes festivais de música conquistaram o público brasileiro com a diversidade de atrações que agradam todos os gostos e estilos musicais. A Virada Cultural Paulista, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras, MIS e SESC-SP, está nessa lista e promete levar multidões aos palcos das 28 cidades participantes do interior e litoral do Estado, que esse ano acontecerá nos finais de semana de 24 e 25 de maio e 31 de maio e 1º de junho.

Quem pensa que somente a população local curte essa oportunidade, está enganado. Os paulistanos também aproveitam para curtir o final de semana de folga viajando, muitas vezes em caravana com amigos, e já de quebra desfrutam de shows gratuitos dos seus artistas preferidos. Várias das cidades participantes da Virada estão a apenas uma hora de distância da Capital (veja destaques abaixo).

A lista de atrações para esse ano está bem diversificada. Temos os artistas reconhecidos no cenário da música internacional, como a banda inglesa Asian Dub Foundation que promete empolgar o público de Campinas no dia 24, sábado com um som que mescla reggae, música eletrônica, punk e muito mais. A banda fundada na Inglaterra no início dos anos 90 já fez duas passagens pelo Brasil, em 2001 e 2005, e volta para fazer dois shows gratuitos na Virada.

Já o guitarrista, vocalista e compositor norte-americano John Pizzarelli, considerado um gênio da guitarra, apresenta show único na cidade de Americana, no domingo, dia 25/5. O repertório do músico faz um passeio pelos clássicos do jazz e standards americanos, mas as influências da música brasileira, principalmente da bossa nova, são notáveis em seu trabalho.

O rock nacional também invade a oitava edição da Virada Cultural Paulista. A programação inclui ícones dos anos 80, que fazem sucesso até hoje com muita reverência, como Titãs que se apresentam em Indaiatuba (25/5). Outra banda participante é o Ultraje a Rigor, que levará seu rock despojado para as cidades Jundiaí (25/05) e Santos (01/06).

A geração Manguebeat chega com tudo na Virada Cultural Paulista. Misturando ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop e música eletrônica o Manguebeat surgiu nos anos 90. Para representar o estilo temos, por exemplo, a apresentação da Nação Zumbi em Mogi das Cruzes, no domingo (25/5). A banda foi responsável pela "abertura de portas" para o rock brasileiro dos anos 90, sendo uma das mais influentes bandas brasileiras de todos os tempos. Já o cantor Otto, um dos membros originais das bandas Mundo Livre S/A e Chico Science e Nação Zumbi, traz seu trabalho solo para São José dos Campos, no sábado (31/5).

E claro, nossas eternas musas da MPB também marcam presença na virada. Um show aguardado ansiosamente é o “Baby Sucessos” que marca a volta de Baby do Brasil aos palcos. A convite do seu filho Pedro Baby, que assina a direção musical do espetáculo, ela canta músicas de sua carreira solo e dos Novos Baianos. O repertório vem repleto de arranjos fiéis e marcantes como “Menino do Rio”, “Tudo Azul”, “Cósmica”, “Tinindo Trincando” “Um Auê Com Você” e “A Menina Dança”. Baby do Brasil se apresentará em Campinas, no domingo (1/6).

Os amantes de Música Popular Brasileira ainda terão mais um pouco do estilo com as apresentações das novas divas do MPB que trazem para o evento o frescor da nova geração de artistas. São José dos Campos receberá no sábado, dia 31/05, a cantora e compositora Tiê. Com dois discos lançados, "Sweet Jardim" e "A Coruja e o Coração", ela já se apresentou em festivais como Rock in Rio (RJ e Lisboa), SxSW (Texas, EUA), Planeta Terra (SP) e Coquetel Molotov (Recife), e segue fazendo shows pelo país enquanto produz seu terceiro álbum, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2014.

Criolo é outro artista que sobe aos palcos da Virada. Apontado como um dos principais nomes da nova safra brasileira, o MC, cantor e compositor vem conquistando plateias de várias cidades e do mundo com suas misturas de rap, soul e samba. Em Americana, o show começa no sábado, dia 24 de maio, à meia-noite, e no domingo, dia 25 de maio, às 18h30, em Sorocaba. Já o público de Jundiaí, no dia 24 de maio, poderá curtir as músicas do álbum “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui” do rapper Emicida, entre tantos outros sucessos de sua carreira.

A programação completa da Virada Cultural Paulista está disponível no site oficial do evento: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Também é possível obter informações e mudanças na programação através das redes sociais oficiais: Virada Cultural SP no Facebook e @viradasp no Twitter.

Destaques 
(as distâncias mencionadas têm como referência a Capital São Paulo)

Americana | 129 Km
Sábado, dia 24 de maio
Bicicletas de Atalaia, Graça Cunha e Criolo
Domingo, dia 25 de maio
Samba da Vela, Luiza Possi e John Pizzarelli (USA)

Campinas | 95 km
Sábado, dia 31 de maio
Apanhador Só (Antes que Tu Conte Outra), Anelis Assumpção e Asian Dub Foundation / Inglaterra
Domingo, 01 de junho
Orquestra Contemporânea de Olinda, Holger (Ilhabela) e Baby do Brasil (Baby Sucessos)

Diadema | 15 km
Sábado, dia 31 de Maio
Zé Brown (Rap Repente), Selvagens à Procura da Lei e Gabriel O Pensador (Sem Crise)
Domingo, dia 01 de Junho
Encontro das Velhas Guardas, Anelis Assumpção e Nando Reis - Participação Especial de Arnaldo Antunes

Indaiatuba | 100 km
Sábado, dia 24 de maio
Yzalú (Mulheres Negras), Tokyo Savannah e Asian Dub Foundation - Inglaterra
Domingo, dia 25 de maio
Karina Zeviani (Amor Inventado), Porcas Borboletas e Titãs

Jundiaí | 60 km
Sábado, dia 24 de maio
Cabruêra, Leões de Israel (11 anos Reggae Pesado) e Emicida (O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui)
Domingo, dia 25 de maio
Bruna Caram (Será Bem-Vindo Qualquer Sorriso), Tusq (Hailuoto) – Alemanha e Ultraje a Rigor

Mogi das Cruzes | 50 km
Sábado, dia 24 de maio
Guri (Quando Calou-se a Multidão), Ana Cañas (Coração Inevitável) e Guilherme Arantes (Condição Humana)
Domingo, dia 25 de maio
Yzalú (Mulheres Negras), Boogarins e Nação Zumbi

Santos | 55 km
Sábado, dia 31 de maio
Agnaldo Timóteo, Luiza Possi (Sobre Amor e o Tempo) e Banda Black Rio + Ed Motta + Paula Lima (Tributo a Tim Maia)
Domingo, dia 01 de Junho
Mordida, Azymuth Convida Hyldon e Ultraje a Rigor

São José dos Campos | 90 km
Sábado, dia 31 de maio
Dona Joana, Tiê e Otto (Canta Canta, Minha Gente)
Sábado, dia 1º de junho      
Toni Ferreira, A Banda Mais Bonita da Cidade (O Mais Feliz da Vida) e Pollo

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura
Artistas nacionais e internacionais se apresentam na Virada Cultural Paulista Artistas nacionais e internacionais se apresentam na Virada Cultural Paulista Reviewed by Redação on 5/23/2014 01:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-