campa-insta


Confira 8 dicas de como se preparar para o vestibular

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista lista as principais orientações para encarar e ter sucesso nos estudos já no início do ano letivo

Boa parte das universidades mais concorridas e procuradas do país já divulgou suas listas de aprovações. Quem não entrou em uma faculdade de ponta, tem, no início do ano letivo, uma nova chance de alcançar a tão sonhada aprovação.

O vestibular nada mais é que um concurso como outro qualquer: são aprovados os mais bem preparados. Esse tipo de preparação é encontrado em cursinhos preparatórios, que oferecem ao aluno não só uma capacitação técnica, como também física e psicológica. “Esses aspectos aliados à autodisciplina do estudante geram a autoconfiança necessária para ter sucesso nos principais processos seletivos”, afirma o coordenador geral do Anglo Vestibulares, Luís Ricardo Arruda.

Veja abaixo as 8 principais dicas comentadas pelo especialista para quem vai enfrentar mais um ano de maratona para o vestibular:

1. Estudar como um louco? Não, estude com inteligência.

“A expressão estudar como um louco é muito comum entre os vestibulandos, mas, em nossa opinião, é totalmente descabida”, explica o coordenador. Para Arruda, o aluno deverá assistir às aulas pela manhã e, ao chegar em casa descansar, aproximadamente, 30 minutos após o almoço. “Uma soneca é permitida, já que o sono facilita a passagem dos “arquivos” da memória intermediária para a de longo prazo. Lembre-se: soneca sim, pijama não”, ressalta. Após isso, ele deverá reservar 2h30 para as tarefas do dia. Daí em diante, o aluno pode escolher estudar mais 2 horas e meia antes ou após o jantar.

2. Aula dada é aula estudada no mesmo dia.


Estudar a matéria dada pelo professor no mesmo dia da aula faz toda a diferença no aprendizado. A explicação científica para isso é a chamada memória de curto prazo. Por isso, vale a regra repetida no Anglo: aula dada é aula estudada. “Na aula, você entende, em casa você aprende”, diz o coordenador.

3. Frequente os plantões do cursinho.

Aproveitar todas as possibilidades oferecidas pelo cursinho pode fazer a diferença no resultado final. “Dessa forma, o candidato evita que dúvidas sejam acumuladas ou esquecidas”, diz Arruda.

4. É melhor aprender do que decorar.


“Aprender é saber explicar o assunto com suas próprias palavras. Portanto, é muito diferente de decorar”, explica o coordenador.

5. Faça simulados e avaliações.

Simulados são como termômetros do aprendizado. Além disso, o aluno tem em mãos uma importante ferramenta de conhecimento da estrutura dos principais vestibulares. Mas não desanime se o resultado não for como o esperado. “A tendência é de que, se o aluno tiver um mau resultado, ele desanime e diminua o ritmo de estudo, porém isso só vai ocasionar uma piora no próximo simulado e assim sucessivamente”, explica Arruda. Por isso, faça uma análise das causas dos erros. Se, por exemplo, você errou questões por distração ou por má administração do tempo de prova, não deve aumentar o tempo de estudo e sim aumentar a concentração e adquirir o timing de prova.

6. Resolver vestibulares antigos pode ajudar na preparação.

Segundo o especialista, quanto mais o candidato treina, mais se familiariza com o tipo de questão da universidade em que vai prestar vestibular. Além disso, as provas anteriores proporcionam um rico treinamento ao candidato.

7. Reparta o tempo com moderação.


Aos sábados e domingos, Arruda recomenda que o candidato diminua a ritmo de estudo. “É permitido sair na noite do sábado para domingo. Mas, controle o horário de volta. Por exemplo: se o jovem voltar às seis da manhã vai acordar no domingo às duas da tarde, e só vai conseguir dormir às duas da madrugada. Na segunda, terá dificuldade para acordar e assim criará um círculo vicioso, desperdiçando todo o cronograma da semana”, exemplifica.

8. Pratique atividade física.

O coordenador recomenda a prática de esportes de baixo impacto (correr, nadar, caminhar), e, se possível, com acompanhamento profissional. “Os exercícios físicos ajudam a diminuir os níveis de estresse em períodos de grande tensão, como é o caso do pré-vestibular”, ressalta Arruda. Além disso, está provado que atividades físicas proporcionam sensações de bem-estar e prazer.

Fonte: Curso Anglo
Confira 8 dicas de como se preparar para o vestibular Confira 8 dicas de como se preparar para o vestibular Reviewed by Redação on 3/19/2014 04:38:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-