campa-insta


Banda larga popular já está em mais de 4.500 municípios

Compartilhar no WhatsApp!

Meta é atender todas as cidades do país até o fim deste ano com pacotes de 1 Mbps por R$ 35

A banda larga popular ofertada pelas concessionárias que firmaram um acordo com o governo federal em 2011 chegou a 4.523 municípios brasileiros, segundo dados de dezembro de 2013. Isso representa cobertura em 81% de todas as cidades do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a popularização da internet no país, oferecendo o serviço nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), com 1 Mbps de velocidade por R$ 35 mensais, com impostos.

Entre os 734 novos municípios atendidos no último trimestre de 2013, a maioria (414) está localizada na região Nordeste, nos Estados de Alagoas, Ceará, Piauí, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A lista atualizada de cidades atendidas já está disponível no site do Ministério das Comunicações. "A intenção dessa divulgação é permitir que o cidadão saiba onde já existe a oferta, para que ele possa cobrar a prestação do serviço no município onde reside", explica o diretor de Banda Larga do ministério, Artur Coimbra.


Acordos


Segundo os documentos assinados entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia fixa, todos os municípios brasileiros deverão contar com a oferta de internet em alta velocidade até dezembro de 2014.

Em outra frente, a Telebras, empresa responsável pela execução do PNBL, também está trabalhando para levar banda larga a todas as cidades do país. A estatal já construiu mais de 25 mil km de redes de fibras ópticas, capazes de atingir, inclusive, localidades onde ainda não há oferta por parte das empresas privadas.


PNBL 2.0

O governo federal estuda atualizar o Programa Nacional de Banda Larga ainda este ano, o que está sendo chamado de "PNBL 2.0". A ideia é que essa revisão seja feita enfocando principalmente as redes fixas super rápidas e o acesso móvel em smartphone e tablet.

Fonte: Secretaria Geral da Presidência da República
Banda larga popular já está em mais de 4.500 municípios Banda larga popular já está em mais de 4.500 municípios Reviewed by Redação on 3/11/2014 06:32:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-