campa-insta


Altas temperaturas e o efeito estufa são tema do Repórter Eco

Compartilhar no WhatsApp!

Segundo estudos, a seca diminui a capacidade da floresta amazônica de absorver CO2, um dos gases que agravam o fenômeno

(Imagem: reprodução / TV Cultura)
Programa vai ao ar neste domingo (16), às 17h30, na TV Cultura
As altas temperaturas registradas neste verão têm causado preocupação devido ao baixo nível dos reservatórios de água. No entanto, o efeito estufa, pouco lembrado nas discussões atuais, também é intensificado em épocas de muito calor e pouca chuva, agravando ainda mais a situação climática do planeta. É sobre isso que trata o Repórter Eco deste domingo (16), que vai ao ar às 17h30, na TV Cultura.

O programa mostra como a seca diminui a capacidade da floresta amazônica de absorver CO2, um dos gases que intensificam o efeito estufa. Segundo estudo realizado por pesquisadores brasileiros, americanos e britânicos, em 2010, período extremamente seco na região amazônica, a floresta absorveu 30 milhões de toneladas do gás. Em contrapartida, no ano de 2011, quando a chuva veio acima da média, foram capturados 250 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Além da matéria sobre o efeito estufa, o Repórter Eco traz uma reportagem sobre o Parque Ecológico do Tietê que, por ser uma área remanescente da Mata Atlântica, serve de refúgio para diversas espécies de aves nativas e migratórias. Por fim, o programa traça o retrato do jardineiro Lauro dos Santos, um exemplo de como a paixão pela natureza pode incentivar a realização de um sonho de vida. Filho de pais agricultores e um apaixonado por terras e plantas, fez o curso de Gestão Ambiental e hoje é técnico em meio ambiente. Seu trabalho é no campus da Unicamp, em Campinas, cuidando das áreas verdes com um milhão e quinhentos mil  metros quadrados.

O Repórter Eco é um programa jornalístico da TV Cultura exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h15.

Fonte: TV Cultura
Altas temperaturas e o efeito estufa são tema do Repórter Eco Altas temperaturas e o efeito estufa são tema do Repórter Eco Reviewed by Redação on 3/13/2014 06:36:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-