campa-insta


Mais da metade dos internautas brasileiros vai descansar no Carnaval

Compartilhar no WhatsApp!

40% consideram a festa um desperdício de tempo e dinheiro

Os brasileiros contam as horas para a chegada do Carnaval. Mas se engana quem pensa que todos eles querem folia. A maioria quer sossego. Uma pesquisa realizada pelo CONECTAí, comunidade online de pesquisa, com 1.518 internautas, mostra que  67% dos entrevistados vão aproveitar o feriado para descansar, enquanto 25% vão pular Carnaval. Entre os que querem sossego, 72% ficarão na cidade onde moram e 28% vão viajar para descansar. Já 62% dos que querem folia vão ficar na própria cidade e apenas 38% vão viajar para pular Carnaval.

Os principais destinos dos foliões são Rio de Janeiro e São Paulo, citadas cada uma por 14% dos internautas. Na sequência aparecem Recife (9%) e Salvador (8%).

Melhor Carnaval

Para os internautas, as duas cidades que têm o melhor Carnaval são  Rio de Janeiro, com 33% das menções, e Salvador, com 30%. Em seguida são citadas as festas de Recife (9%), Olinda (7%), São Paulo (6%) e Ouro Preto (5%). Se pudessem escolher, os internautas passariam o Carnaval deste ano em Salvador (30%), principalmente os que gostam muito da data, Rio de Janeiro (25%), citado até por quem não gosta da festa, e Recife (12%).

 
Desfiles


De acordo com a pesquisa, 37% dos internautas vão acompanhar os desfiles. A maior parte (67%) vai ver as escolas de Rio e São Paulo, enquanto 27% vão acompanhar apenas as escolas cariocas e 6% somente as paulistas.

Na Marquês de Sapucaí, a escola de samba que terá a maior torcida é a Beija-Flor, com 33% da preferência dos entrevistados. A Mangueira tem a segunda maior torcida, com 15%, e o Salgueiro, a terceira, com 7%. Já no Anhembi, em São Paulo, Gaviões da Fiel (27%), Vai-Vai (15%) e Rosas de Ouro (11%) são as preferidas.

Apesar da torcida, 86% dos entrevistados nunca desfilaram e 76% declaram que não gostariam de desfilar. Por outro lado, quando a festa é na rua, 44% afirmam já ter saído em algum bloco.


Popularidade

O que os internautas mais gostam nesta data é o clima de festa e alegria (29%), o desfile das escolas de samba (27%), o fato de ser feriado (23%) e os blocos de rua (19%).

Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados afirmam gostar do Carnaval, dos quais 20% adoram. Entre os que mais gostam estão os moradores das regiões Nordeste e Norte.

Mas há também os que não curtem a festa: 30% declaram não gostar de Carnaval, dos quais 12% detestam. Pessoas com menos de 30 anos e moradores das regiões Centro-Oeste e Sul compõem a maioria do perfil dos que não gostam da data.

Independente de gostar ou não, para grande parte dos internautas (54%) o Carnaval cria uma imagem positiva do país no exterior. Entretanto, também é alto o índice dos que consideram o Carnaval um desperdício de tempo e dinheiro (40%) e só para 32% o Carnaval dá orgulho de ser brasileiro.



 
Festa

Cerveja e samba são os símbolos do Carnaval. Mais da metade (57%) dos entrevistados responde que a cerveja é a bebida que melhor representa o Carnaval no país. Em relação à música, o samba recebe 54% das citações como o ritmo que melhor representa a folia carnavalesca, seguido do axé (34%).

Apesar da festa, 63% dos internautas discordam que no Carnaval deve haver a liberdade para flertar e beijar várias pessoas e 53% preferem aproveitar a folia junto de sua (seu) namorada (o), 20% pensam o contrário e 18% ficam indiferentes.

Para encerrar o Carnaval, mais da metade dos entrevistados gostaria de algumas horas a mais de descanso: 72% gostariam de ter folga o dia todo na quarta-feira de Cinzas, principalmente pessoas com menos de 30 anos e moradores do Norte e Nordeste. Os que são a favor de que seja um dia normal de trabalho somam 12%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, com 1.518 internautas participantes do painel CONECTAí, de todos os estados do país.
Mais da metade dos internautas brasileiros vai descansar no Carnaval Mais da metade dos internautas brasileiros vai descansar no Carnaval Reviewed by Redação on 2/28/2014 02:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-