campa-insta


Especialista alerta sobre risco de desidratação no verão

Compartilhar no WhatsApp!

Doença ocorre quando a água eliminada pelo organismo não é reposta adequadamente

(Foto: Getty Images)
É importante beber muita água para evitar a desidratação
A água compõe aproximadamente 55% do peso corporal do ser humano. Em torno deste percentual é que o nosso corpo atinge o estado de equilíbrio hemodinâmico. Manter o corpo hidratado auxilia no funcionamento do organismo e previne problemas de saúde. Por conta disso, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta sobre a questão.

De acordo com o dr. Evandro Portes, diretor do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a desidratação é mais comum no verão. “Entre os fatores que favorecem este quadro está o aumento da transpiração, que contribui para a perda de líquido corporal”, completa.

A desidratação se caracteriza pela baixa concentração de água corporal e ocorre quando a água eliminada pelo organismo não é reposta adequadamente. A doença é detectada por meio de exame físico e, quando necessário, por exames laboratoriais.

“Os pacientes idosos, que apresentam diminuição da sensação de sede, pessoas com anorexia, diarreia, vômito ou estado febril, além de crianças nos primeiros meses de vida, são mais propensas à desidratação", ressalta o médico.

Para as pessoas que apresentam condições normais de alimentação e funcionamento intestinal, a pura ingestão de água, aliada aos alimentos de uso cotidiano, é suficiente para a reposição das necessidades corporais.

A desidratação pode ser classificada em leve, moderada e grave. Nos casos de leve e moderada, os sintomas são sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas e diminuição da sudorese. Já nos casos graves, são caracterizadas por dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca.

Fonte: Iamspe
Especialista alerta sobre risco de desidratação no verão Especialista alerta sobre risco de desidratação no verão Reviewed by Redação on 2/24/2014 03:52:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-