campa-insta


Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes

Compartilhar no WhatsApp!

Em abundância pelo Brasil, cachoeiras fascinam os adeptos de destinos de natureza e impulsionam o ecoturismo, segmento que mais cresce no mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo

(Foto: Wikimedia Commons / Martin St-Amant)
Cataratas de Foz do Iguaçu (PR)
As cachoeiras possuem um forte apelo para os turistas, como revela um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, encomendado pelo Ministério do Turismo. Estima-se que 46% dos viajantes brasileiros valorizem cachoeiras, rios e mares como as principais riquezas do país.

A constatação é uma excelente notícia para o turismo brasileiro. O país tem algumas das maiores e mais belas cachoeiras do mundo. Entre elas, as Cataratas de Foz do Iguaçu (PR), terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros, além de Salto Yacumã (RS), a maior cachoeira em extensão do planeta (1.800 metros). Destacam-se ainda as cachoeiras de Parques Nacionais, como as Chapadas dos Veadeiros (GO), dos Guimarães (MT) e Diamantina (BA).

O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o que mais cresce no mundo (entre 15% e 25% ao ano), de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), à frente dos destinos de sol e praia e de negócios. Uma parcela considerável dos estrangeiros (21%) vêm ao Brasil motivados pelo contato com as belezas naturais do país, conforme mostra com o último estudo de Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo.

Esse movimento também pode ser notado fora do país. As viagens de aventura, ecoturismo e natureza representam 26,26% de todas as viagens turísticas internacionais no mundo, de acordo com dados de uma associação americana que monitora o setor, a World Travel Trade Association.

As cachoeiras, no entanto, podem oferecer riscos – e os turistas devem estar atentos a medidas de segurança. O programa Viaje Legal, um guia de informações e dicas ao viajante brasileiro, do MTur, recomenda que a prática de turismo de aventura seja orientada por condutores e empresas especializadas no segmento.

“As cachoeiras podem ser ótimas fontes de lazer, mas oferecem riscos aos banhista ou praticantes de esportes de aventura”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. Agências e profissionais contratados para atividades de ecoturismo ou aventura devem estar inscritos no Cadastur, um registro do Ministério do Turismo para empresas e profissionais que atuam na área.

Hoje o Brasil lidera um processo inédito de certificação em turismo de aventura. O país já possui 17 normas técnicas validadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que podem ser acessadas gratuitamente a partir de um cadastro no site www.abntnet.com.br/mtur.

As empresas certificadas conforme as normas contribuem para o aumento dos níveis de segurança para o turista, previnem acidentes e estimulam a prática segura e responsável das atividades, promovendo a expansão do segmento no Brasil.

Fonte: Mtur

Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes Cachoeiras tornam destinos turísticos mais atraentes Reviewed by Redação on 2/14/2014 05:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-