Altas temperaturas: lei prevê ar-condicionado nos ônibus


Caso o projeto seja aprovado, as empresas terão até três anos para se adequarem

(Foto: divulgação / Metra)
Ônibus intermunicipal na região do ABC Paulista já tem ar-condicionado
Por todo o Brasil, o forte calor dos últimos dias, onde em alguns lugares a sensação térmica já esteve perto de 50ºC, tem gerado enorme incômodo para boa parte da população. Para quem usa ônibus, dentro dele é que a situação parece ficar ainda pior, por conta do excesso de gente dividindo o mesmo espaço e fazendo com que a baixa circulação de ar torne o ambiente ainda mais abafado. Ruim para os passageiros, péssimo para os motoristas e cobradores que passam horas dentro dos ônibus.

Mas um Projeto de Lei, que está tramitando na Câmara dos Deputados desde maio de 2013, determina que todos os veículos de transporte coletivo do país sejam equipados com aparelho de ar-condicionado com dispositivo regulador de temperatura. Caso o projeto seja aprovado, as empresas terão até três anos para se adequarem. E para quem descumprir a lei, a punição pode variar desde o recolhimento do veículo irregular até a proibição de a empresa participar de processos licitatórios para a prestação de serviço de transporte coletivo.

De acordo com o texto do PL, estudos de medicina do trabalho comprovam que 45% dos motoristas e cobradores sofrem com o calor dentro dos ônibus, agravado inclusive pelos veículos que tem o motor na parte dianteira. Enquanto que nos veículos com ar-condicionado e motor na parte traseira, eles já são bem menos afetados.

Bom exemplo 

Na região do Grande ABC, em São Paulo, e na zona Sul da capital paulista, onde a empresa de ônibus Metra é responsável pela operação do Corredor ABD, sua frota já conta com veículos equipados com ar-condicionado. De acordo com a empresa, há registros de passageiros relatando que um dos fatores para a boa satisfação ao serviço prestado é justamente o conforto que o equipamento oferece.
Altas temperaturas: lei prevê ar-condicionado nos ônibus Altas temperaturas: lei prevê ar-condicionado nos ônibus Reviewed by Redação on 2/10/2014 05:00:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-