campa-insta


Verrugas: cirurgia nem sempre é a única solução

Compartilhar no WhatsApp!

Grande parte delas desaparecem espontaneamente, diz especialista

(Foto: reprodução da Internet)
Imagem ilustrativa
Quem tem verruga um dia já deve ter se questionado sobre a necessidade de encarar um procedimento cirúrgico para sua retirada. Por precaução em relação à saúde ou motivos estéticos, a dúvida é recorrente. Mas nem todos sabem que grande parte delas desaparecem espontaneamente, depois de algum tempo. É o que afirma a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Márcia Grieco. A especialista fala ainda sobre as origens do incômodo e revela que as crianças e os adolescentes estão no grupo de risco.

Causadas pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), que penetra em pequenas fissuras da pele como machucados, arranhões e área de trauma (barba e depilação nas pernas, entre outras), as verrugas são lesões de pele de aspecto protuberante e superfície áspera. “Elas se apresentam com pontos mais escuros e podem aparecer isoladas ou agrupadas.” A forma e o tamanho podem variar de acordo com o tipo de vírus na infecção.

(Foto: reprodução / YouTube)
Márcia Grieco, dermatologista
“Muitas vezes, nossa própria imunidade acaba por eliminá-las”, analisa a especialista. Em outros casos, a situação pode ser resolvida com o uso local de medicamentos específicos que removem as lesões. “É comum aintervenção com o uso de ácidos (cauterização química), aplicação de nitrogênio líquido ou eletrocauterização, realizadas por um dermatologista.” Há ainda situações em que são usados laser e cirurgia convencional.

Em relação ao grupo mais suscetível, a dermatologista alerta para crianças e adolescentes que tenham o hábito de roer unhas ou tirar peles ao redor das cutículas e pessoas com imunidade comprometida. A contaminação ocorre por contato direto com pessoas e objetos infectados. “Logo, a importância de materiais descartáveis ou esterilizados em autoclave na hora da manicure, por exemplo”, reforça a doutora.

Fonte: Tree Comunicação
Verrugas: cirurgia nem sempre é a única solução Verrugas: cirurgia nem sempre é a única solução Reviewed by Redação on 12/10/2013 07:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-