campa-insta


Diabetes interna um paciente a cada 24 minutos em SP

Compartilhar no WhatsApp!

Em oito meses mais de 14 mil paulistas foram internados por complicações da doença

No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde faz um alerta sobre a importância da prevenção à doença e suas complicações. Um levantamento da pasta mostra que, a cada 24 minutos, uma pessoa é internada em hospitais públicos do Estado por complicações da doença.

Somente entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 14.222 pacientes de diabetes precisaram de internação, o que significa uma média de 59 pessoas por dia. Em 2012, houve 22.076 internações (média de 61/dia), contra 23.250 no ano anterior (média de 64 internações/dia).

Segundo o médico Daniel Magnoni, da Divisão de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, unidade estadual, o diabetes tipo 1, de origem genética, aparece já na fase jovem. Já o tipo 2 é comum em idosos e também em pacientes obesos.

“É fundamental lembrarmos que o diabetes do tipo 2 pode, sim, ser prevenido por meio da redução de peso, prática de atividade física e a diminuição do consumo de carboidratos, açúcar, sal e gordura saturada”, afirma o nutrólogo (veja dicas abaixo).

Segundo Magnoni, o diabetes, quando fora de controle, pode levar ao incremento da arteriosclerose, aos distúrbios metabólicos, lesões nos rins e até quadros de AVC (Acidente Vascular Cerebral).


Veja abaixo os cinco passos para prevenir o diabetes tipo 2:

1- Faça análises regularmente sobre o nível de glicose no sangue, especialmente se você faz parte dos grupos de maior risco: obesos, sedentários, maiores de 45 anos, pessoas com histórico familiar da doença;

2- Adote um cardápio mais saudável, eliminando a gordura da dieta como carne de porco, creme de leite, manteiga ou o uso de óleo de soja para o preparo das refeições, por exemplo;

3- Consuma mais fibras e reduza calorias, apostando em frutas, legumes e verduras;

4- Faça exercícios físicos. Uma caminhada de 40 minutos quatro vezes por semana, por exemplo, já ajuda na prevenção à doença;

5- Controle seu peso. Os médicos são unânimes em afirmar que quem está acima do peso precisa se dedicar, com urgência, a perder os quilos extras, fazendo exercícios e comendo de forma saudável, já que o surgimento da doença está comprovadamente vinculado ao sobrepeso em grande parte dos casos.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Diabetes interna um paciente a cada 24 minutos em SP  Diabetes interna um paciente a cada 24 minutos em SP Reviewed by Redação on 11/14/2013 03:13:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-