campa-insta


Veja como preparar 'Maminha na Cachaça com Rösti'

Compartilhar no WhatsApp!

(Foto: divulgação)
Maminha na Cachaça com Rösti
No dia 13 de setembro comemora-se o Dia Nacional da Cachaça, bebida que desde que passou a fazer parte da cultura gastronômica brasileira é elemento importante para a criação de pratos que a utilizam em sua composição. É o caso da Maminha na Cachaça acompanhada de Rösti de mandioca, mandioquinha e batata doce, uma das novidades que estão saindo do forno da Fazenda Capoava e do restaurante Lá Da Venda. A receita é de autoria da chef Heloísa Bacellar. Veja abaixo detalhes deste prato:

Ingredientes:

- 100 gramas de toucinho defumado cortado em cubos;
- 1 cebola grande cortada em cubos;
- 1 dente de alho bem picado;
- 1 pimentão vermelho sem sementes cortado em cubos;
- 2 tomates sem sementes e sem pele, cortado em cubos;
- 800 grama de maminha bem limpa cortada em cubos de aproximadamente 2 cm;
- 1 folha de louro;
- 2 colheres de sopa de molho inglês;
- 1/4 de xícara de chá de cachaça;
- água na quantidade necessária;
- 4 ramos de salsinha para decorar;
- óleo vegetal a gosto;
- sal e pimenta a gosto.


Rösti

- 250 gramas de mandioca crua sem casca;
- 250 gramas de mandioquinha crua sem casca;
- 250 gramas de batata doce crua sem casca;
- 1 cebola pequena cortada em cubos
- 1/4 de xícara de chá de salsinha picada;
- 75 gramas de manteiga;
- sal e pimenta do reino a gosto.


Modo de preparo:

Maminha

Regue o fundo de uma panela grande com um pouco de óleo e doure ligeiramente o toucinho. Junte a cebola, o alho, o pimentão, o tomate e espere murchar. Acrescente a carne, mexa até que os pedaços mudem de cor de todos os lados, junte água até cobrir o louro, sal e pimenta.

Quando ferver, descarte com uma escumadeira toda a espuma que se formar na superfície. Abaixe o fogo e cozinhe por umas 2 horas e 30 minutos com a panela semi-tampada até que a carne esteja muito macia e se separando em lascas. Guarde o caldo para usar num risoto ou numa sopa e com um garfo, separe a carne em lascas. Reseve.


Rösti

Com um ralador grosso, rale a mandioca, a mandioquinha e a batata doce. Coloque numa tigela grande, misture e esprema com as mãos para descartar o caldo que escorrer. Junte a cebola e a salsinha, sal, pimenta, divida em 12 partes e reserve. Numa frigideira grande, aqueça metade da manteiga, coloque 6 montinhos da massa, pressione para achatar e ficar com mais ou menos 1 cm de espessura. Deixe dourar por uns 3 minutos de cada lado. Transfira os röstis prontos para um prato e deixe no forno aquecido, mas desligado. Aqueça o restante da manteiga na frigideira e prepare os demais, até terminar.


Montagem

Pouco antes de servir, aqueça um fio de óleo numa frigideira grande, junte a carne e o molho inglês e misture. Deixe aquecer e dourar um pouco, acrescente a cachaça, mexa apenas para umedecer de maneira uniforme, ajuste o sal e a pimenta e retire do fogo. Em cada prato, coloque três colheres do rösti, uma parte da carne e decore com um ramo de salsinha.

Veja como preparar 'Maminha na Cachaça com Rösti' Veja como preparar 'Maminha na Cachaça com Rösti' Reviewed by Redação on 9/12/2013 06:43:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-