campa-insta


Conheça os benefícios do 'chá verde'

Compartilhar no WhatsApp!

Artigo │ Prof. Dr. Ricardo Zanuto

(Foto: Getty Images)
Chá verde
O chá verde é a bebida mais consumida nos países asiáticos. As pessoas que o consomem naquela região conhecem seus efeitos benéficos a centenas de anos. Por outro lado, só recentemente houve o interesse no ocidente sobre o chá verde.

A bebida é extraída a partir das folhas frescas da Camellia sinensis, mesma planta de onde se extraí o chá preto e o chá branco. A diferença está no processo de extração.

Os efeitos benéficos do chá verde são graças aos polifenóis presentes nesta bebida. Polifenóis são os fitoquímicos que, além de darem coloração aos frutos e vegetais, também possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Desde 1990, o chá verde também é visto como uma erva natural que pode melhorar o gasto energético e a oxidação de lipídios, induzindo a perda de peso. Estudos que analisaram o efeito agudo da ingestão desta bebida mostram aumento significativo no gasto energético durante o período de 24 horas.

Diversas ações farmacológicas são atribuídas, tais como: angioprotetora (reduz as taxas do colesterol ruim) e anti-radicais livres (retardando o envelhecimento).

O chá verde apresenta efeitos protetores em fases diferentes do processo da carcinogênese (processo de formação de um câncer).

Os adstringentes de catequina têm ação antidiarréica, pois se ligam e coagulam as proteínas das membranas. Esse processo dificulta a absorção e a entrada de líquido no lúmen intestinal. A teofilina da droga diminui a absorção tubular podendo aumentar o índice de absorção de líquido no intestino devido a uma desidratação extracelular provocada.

A bebida reduz a probabilidade de desenvolvimento de doença coronariana, prevenindo a oxidação de LDL no plasma, passo importante na formação de placas de aterosclerose.

Desta maneira incluem-se os seguintes efeitos ao consumo:

•Antioxidante;
•Antiinflamatório;
•Hepatoproteror (protege o fígado)
•Antimicrobiano;
•Hipoglicemiante; (diminuí os níveis de glicose previamente elevados)
•Agente hipertensivo;
•Antimutagênico

(Foto: divulgação)
O Prof. Dr. Ricardo Zanuto é  especializado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP; especialista em Fisiologia do Exercício, Natação e Atividades Aquáticas, Fitoterapia e Acupuntura; Co-autor de diversos livros acadêmicos.
Conheça os benefícios do 'chá verde' Conheça os benefícios do 'chá verde' Reviewed by Redação on 9/05/2013 01:28:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-