Veja os sete passos para se tornar um trainee


Consultora ensina como superar todas as etapas do processo seletivo

Candidato deve estar bem informado e pesquisar tudo
o que puder a respeito da empresa
Conquistar uma vaga em um programa de trainees é um sonho para muitos dos candidatos que participam das etapas de um processo seletivo desse gênero.  Para que essa fase da vida profissional não se torne um pesadelo, a especialista Manoela Costa, gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, preparou sete dicas que podem ser fundamentais para um candidato a trainee conquistar a vaga no processo seletivo.

Dica 1 -  Cartão de visita:  O seu CV é seu cartão de visita. Para não errar, faça um currículo claro, objetivo, sem ser muito extenso e use sempre uma formatação básica. No currículo é importante conter nome, idade, cidade e estado, informações de contato atualizadas (telefone e e-mail), formação acadêmica, experiência profissional (neste tópico é importante descrever suas principais responsabilidades e atividades desenvolvidas em cada experiência), idiomas, cursos, intercâmbio e trabalho voluntário.
(Foto: divulgação)
Manoela Costa, gerente da Page Talent
Dica 2 -  Saiba onde está "pisando":  Nunca vá a uma etapa presencial de um processo seletivo sem antes estar bem informado e pesquisar tudo o que puder a respeito da empresa: missão, visão, valores, ramo de atuação, concorrentes, produtos, posicionamento no mercado, etc.

Dica 3 -  Com que roupa?: Para não errar, dê preferência a roupas sociais e de cores neutras. Evite roupas muito coloridas, justas ou curtas, bem como maquiagem e acessórios que chamem muita atenção: o segredo é ser discreto. Vale também entender qual o “estilo” da empresa. Se estivermos falando de uma empresa mais formal, como um banco, aposte no tradicional terno e gravata. No caso de uma empresa de construção civil, calça jeans e camisa seria o mais adequado.

Dica 4 -  A 1ª impressão é a que fica: Sua postura e comportamento são fundamentais para uma boa avaliação em qualquer que seja a etapa do processo seletivo. Você nunca sabe com quem vai cruzar no elevador ou na recepção, então seja educado e cordial com todos. Tenha sempre uma postura profissional e que transmita maturidade. Cuidado com a linguagem corporal: estar jogado na cadeira ou nitidamente entediado com o processo faz com que você perca pontos na avaliação. Outro ponto de atenção são os vícios de linguagem e o uso de gírias. Comprometimento, hands on, iniciativa, empreendedorismo, foco no resultado, relacionamento interpessoal, liderança, pró-atividade, energia e maturidade, são alguns dos comportamentos avaliados nos programas de trainee.

Dica 5 -  Segredos para se dar bem na dinâmica de grupo: Não existe fórmula mágica, o segredo é ser você mesmo. Além disso, é importante mostrar-se motivado, ser participativo, trazer suas ideias e opiniões, ser flexível, saber trabalhar em equipe, ser político e educado. No momento da apresentação pessoal, organize seu discurso em ordem cronológica, mantenha uma postura e tom de voz adequados para a ocasião e sempre olhe para as pessoas enquanto estiver falando.

Dica 6 -  Mais próximo da linha de chegada:  A entrevista final é a última, mas não menos importante. É o seu momento de ficar frente a frente com seu futuro gestor. As dicas de como se vestir e se comportar na dinâmica de grupo servem também para a etapa de entrevista final ou qualquer outra etapa do processo seletivo. Nessa etapa vale também estar munido do maior número de informações possíveis sobre a empresa e principalmente sobre a área em questão. Seus objetivos precisam estar alinhados com o que a empresa está oferecendo. O maior segredo nessa fase do processo seletivo é estar bem preparado e não deixar o nervosismo atrapalhar.

Dica 7: Como convencer os entrevistadores?: Parece clichê, mas não é: seja você mesmo! Transmita segurança e propriedade naquilo que diz, mostre que sabe o que quer e como pode contribuir positivamente com a empresa. Estruture bem suas respostas e traga exemplos práticos de projetos desenvolvidos e resultados obtidos, caso você os tenha. Se não tiver experiências anteriores, fale sobres situações da sua vida acadêmica e outros projetos que possam valer a pena, para valorizar suas qualidades. Mostrar que tem conhecimento de mercado, boa capacidade analítica e visão estratégica, também é sempre bem vindo. Se informe, leia notícias e atualidades da economia e dos setores da indústria que você se interessa mais.

Fonte: Conteúdo Comunicação
Veja os sete passos para se tornar um trainee Veja os sete passos para se tornar um trainee Reviewed by Redação on 8/01/2013 03:06:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-