Meningite: conhecer os sintomas pode ajudar a salvar vidas


Identificação da doença deve ser feita o mais rápido possível, bem como o seu tratamento

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa. Dor de cabeça forte é um dos sintomas da meningite
Dor de cabeça, febre alta, rigidez do pescoço, vômitos, moleza e manchas avermelhadas na pele podem ser sinais de meningite. Causadas por vírus, bactérias e fungos, a meningite tem diferentes tipos, porém os sintomas são parecidos. Segundo o Dr. Artur Timerman, infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, conhecer os sintomas pode evitar sequelas e até a morte.

(Imagem: reprodução / YouTube)
Dr. Artur Timerman
A transmissão da meningite pode-se dar tanto através da via respiratória (tosse, espirro, beijo, contato direto com a saliva), como também por intermédio da ingestão de água ou alimento contaminado. “São muito variáveis as formas de contágio e as manifestações clínicas dos diferentes tipos de meningite, sendo importante ressaltar que em algumas pessoas pode haver infecção pelo mesmo vírus, bactéria ou fungo que tenha causado meningite em outra pessoa, sem que nela se manifeste o quadro clínico de meningite”, explica o infectologista.


Existem alguns tipos de meningite que podem ser prevenidas através do emprego de vacinas; são elas: meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae tipo b. As vacinas contra esses microorganismos protegem contra alguns dos tipos mais comuns de meningite, que comumente são aquelas mais graves. Ressalte-se que essas vacinas podem ser administradas tanto em crianças já nos primeiros meses de vida, como também podem ser utilizadas em adultos.

Sintomas

Os sintomas característicos de meningite nunca devem ser esquecidos:
- Febre alta
- Náuseas e Vômitos
- Dor forte de cabeça
- Dor no pescoço
- Dificuldades de encostar o queixo no peito
- Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo (sinal de que a infecção está se espalhando pelo sangue)
- Confusão mental
- Intolerância à luz e ao ruído

Observe nos bebês:

- Moleira elevada
- Incomodo quando tocado
- Inquietação com choro agudo
- Rigidez corporal
- Convulsões

Sequelas da meningite

- Perda de sentidos (visão ou audição)
- Comprometimento cerebral
- Coma
- Morte

Diagnóstico e Tratamento

A identificação da patologia deve ser feita o mais rápido possível, bem como o seu tratamento. O principal exame laboratorial para o diagnóstico de meningite inclui a coleta do líquido céfalo-raquidiano. Nos pacientes com meningite bacteriana aguda, o aspecto do liquido é turvo, em análise em laboratório revela o aumento de glóbulos brancos e a possível presença do microrganismo causador da infecção.

O tratamento é analisado com base em cada caso, porém eles podem ser realizados com antibióticos, anti-virais ou corticoides em regime de internação hospitalar. Ao se identificar a patologia, deve-se dar início o mais rapidamente possível ao tratamento para que se minimizem os riscos de complicações, inclusive o óbito.

Fonte: Tree Comunicação
Meningite: conhecer os sintomas pode ajudar a salvar vidas Meningite: conhecer os sintomas pode ajudar a salvar vidas Reviewed by Redação on 8/22/2013 03:36:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-