campa-insta


'Esporão calcâneo': conheça a doença que provoca dor no calcanhar

Compartilhar no WhatsApp!

Veja dicas para evitar dores nesta região, sintomas, diagnóstico e tratamento

(Foto: Getty Images)
Problema atinge principalmente mulheres, que passam muitas horas
 de pé ou praticantes de corridas e caminhadas
Considerado um problema ósseo, o esporão do calcâneo é uma doença degenerativa que atinge a parte anterior do osso do calcanhar. Existem dois tipos de esporão: o inferior, que compromete a fáscia plantar e o posterior, da bolsa retrocalcânea, localizada na parte inferior dos pés.

“O osso do calcâneo é o maior de toda a estrutura óssea do pé e suporta todo o peso do corpo, podendo sofrer impactos constantes e intensos. O esforço excessivo nessas regiões pode causar inflamações e fissuras. Tendão de Aquiles e pés com curvaturas incorretas podem causar o problema”, esclarece o ortopedista Laércio Ricco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

O esporão calcâneo tem como principais vítimas mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos, que passam muitas horas de pé ou praticantes de corridas e caminhadas. Apesar de atingir mais as mulheres, homens também podem sofrer com esse problema.

“A anatomia do pé é composta por estruturas de músculo (elásticas) e a fáscias (rígidas). Essa combinação proporciona o impulso necessário quando o calcanhar se locomove do chão. A sobrecarga provoca inflamações. Com o tempo, o incômodo do pé pode passar para joelhos, pernas, quadris e coluna”, explica o ortopedista.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

A dor é o principal sintoma. Normalmente, é sentida de maneira pulsante na zona plantar do calcanhar. O incômodo geralmente surge ao colocar o sapato, após a prática de esportes. Nem todas as dores no calcanhar, no entanto, são sinais de esporão. Por isso é necessário realizar exames médicos para diagnosticar o problema.

O diagnóstico da síndrome pode ser feito por meio de exames físicos ou por uma radiografia. De acordo com a gravidade do caso do paciente, o tratamento pode ser bem simples. Em alguns casos, é indicado o uso de palmilhas de silicone para o calcanhar. Além disso, os pacientes são orientados a fazer alongamento do tendão de Aquiles e da fáscia plantar. Na maioria dos casos, os problemas são resolvidos simplesmente com o uso desses recursos.

Em casos mais graves são sugeridos outras formas de tratamento:

- Uso da Tala noturna (Night Splint), que imobiliza o tornozelo e alonga a fáscia plantar.

- Injeções de corticóide na fáscia plantar.

- Por fim, recomenda-se a realização de cirurgia.


A seguir, o especialista dá dicas de como evitar o esporão calcâneo:

- Evite ficar em pé por muitas horas.

- Use sapatos e tênis fechados e protegidos.

- Dê preferência para sapatos com amortecedores e salto de no mínimo 2,5 cm de altura.

- Controle o excesso de peso.

 Fonte: Tree Comunicação
'Esporão calcâneo': conheça a doença que provoca dor no calcanhar 'Esporão calcâneo': conheça a doença que provoca dor no calcanhar Reviewed by Redação on 7/08/2013 02:45:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-