campa-insta


Suposta mensagem de voz no Facebook rouba dados do usuário

Compartilhar no WhatsApp!

Empresa de segurança alerta os usuários para a nova prática dos hackers

(Imagem: reprodução / Facebook)
Mensagem enviada por e-mail usa identidade visual do Facebook
para enganar usuários da rede social
A Bitdefender, uma das líderes mundiais em software antivírus, alerta aos usuários sobre a nova prática criminosa que está sendo aplicada aos usuários do Facebook. Por meio de um e-mail com o mesmo padrão gráfico das mensagens oficialmente enviadas para o endereço cadastrado na conta da rede social, o usuário é informado de que há uma nova mensagem de voz, supostamente deixada por um dos contatos.

Entretanto, o link para ouvir a mensagem, na verdade, faz o download de um malware que, quando executado, pode roubar dados do usuário e até mesmo prejudicar o funcionamento do sistema operacional.
Uma vez que o malware é instalado em uma máquina, instala-se também um mecanismo de propagação do malware. Os arquivos maliciosos, com extensão “clp” alojam-se na pasta Windows System32, e a partir daí, o vírus se apodera da conta do usuário e começa a  encaminhar mensagem para todos os contatos registrados.

De acordo com Eduardo D’Antona, Country Partner da Bidefender no Brasil, ao receber esse tipo de e-mail, o usuário deve passar o mouse sobre o hiperlink, e conferir se é uma mensagem segura, advinda realmente do Facebook. Caso contrário, o e-mail deve ser apagado imediatamente.  “Grande parte das mudanças nas políticas de acesso que se verifica junto ao Facebook ultimamente, gerando inclusive lentidão em alguns casos, se deve a cuidados de segurança que os gestores da rede precisam adotar para fazer frente a ataques que estão cada vez mais sofisticados”, afirma D´Antona. Segundo ele, os danos para o usuário sem proteção adequada podem ser devastadores.

“Além do roubo de dados confidenciais, o vírus pode acarretar problemas ao sistema operacional do computador, impossibilitando a limpeza da máquina, a não ser via formatação. É importante lembrar ao usuário que, apesar de se mostrarem mais confiáveis, as mensagens enviadas por redes sociais são tão passíveis de falsificação como e-mails”, adverte o diretor.

Fonte: Press Consult
Suposta mensagem de voz no Facebook rouba dados do usuário Suposta mensagem de voz no Facebook rouba dados do usuário Reviewed by Redação on 5/15/2013 01:03:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-