campa-insta


Saiba mais sobre a 'escoliose' e as opções de tratamento

Compartilhar no WhatsApp!

Ortopedista especialista em coluna fala sobre o tema

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Desvios da coluna para um dos lados, rotação ou inclinação são sinônimos de escoliose. A coluna vista de costas deve ser reta e quando isso não ocorre se faz necessária a consulta a um ortopedista.

“Na maioria dos casos a escoliose não tem causas aparentes, por isso as chamamos de idiopáticas. A escoliose pode se desenvolver em qualquer idade, mas ela se acentua com o crescimento e com as más posturas, indicadores que algo não está bem”, destaca o ortopedista Dr. Daniel Ferreira Jorge, especialista em coluna e membro das Sociedades Brasileira e Americana da Coluna.

Ainda de acordo com o especialista, as escolioses podem aparecer na infância, adolescência ou na vida adulta e cada uma delas tem as suas próprias causas ou origens. O desvio pode ser facilmente percebido observando a coluna para ver se há retidão. É importante ver se as costas estão niveladas ou se um dos lados está mais elevado que o outro. Ombros, pernas e lombar com lados desiguais também são indícios.

(Foto: divulgação)
Dr. Daniel Jorge
“Para tratar do problema, a solução mais conhecida é o uso do colete, mas hoje há tratamentos não operatórios e cirurgias minimamente invasivas em alguns casos”, ressalta o médico.

A fisioterapia pode ajudar a corrigir a escoliose, mas requer muito tempo e os resultados não costumam ser muito significativos. A natação é também um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos, podendo ajudar no tratamento. Outras abordagens podem incluir RPG, pilates de estúdio, osteopatia, e muitas outras terapias.

“O tratamento é muito pessoal de acordo com causas e estágio do problema, mas a evolução da medicina permite muito menos transtornos do que há 10 anos atrás”, finaliza o especialista.

Fonte: Ayres Comunicação
Saiba mais sobre a 'escoliose' e as opções de tratamento Saiba mais sobre a 'escoliose' e as opções de tratamento Reviewed by Redação on 5/20/2013 03:35:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-