campa-insta


Brasil tem 17 milhões de hipertensos

Compartilhar no WhatsApp!

Doença é o principal fator de risco para infartos, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e derrames

(Foto: Getty Images)  
Imagem ilustrativa
Hipertensão arterial foi a doença escolhida pela OMS como tema para o Dia Mundial da Saúde.
Segundo o levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira, sendo o diagnóstico em mulheres (25,4%) mais comum do que entre os homens (19,5%).

A pesquisa também aponta que o nível de escolaridade tem forte influência no diagnóstico da doença entre a população feminina. Enquanto 34,4% das mulheres com até oito anos de escolaridade afirmam ter diagnóstico médico de hipertensão arterial, o percentual é menor entre aquelas com nível superior de educação: 14,2%.

A hipertensão arterial ou pressão alta é a elevação persistente dos níveis da pressão arterial a valores iguais ou maiores que 14 por 9, e pode afetar diversos órgãos do corpo humano como cérebro, rins, olhos e principalmente o coração. “É uma das causas de redução da qualidade e expectativa de vida e o principal fator de risco para infartos, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, derrames (acidente vascular cerebral - AVC), alterações na visão, entre outros”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o médico de família Nulvio Lermen Junior.

“A alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância é fundamental. Também é importante o atendimento de um médico de família e comunidade que acompanhe o hipertenso por toda a vida e que o veja como um todo”, conclui Lermen Jr..

Fonte: RS Press
Brasil tem 17 milhões de hipertensos Brasil tem 17 milhões de hipertensos Reviewed by Redação on 4/07/2013 10:14:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-