campa-insta


Filé de Pescado é opção saudável para a refeição de Páscoa

Compartilhar no WhatsApp!

Saborosos e ricos em nutrientes e vitaminas os peixes devem fazer parte do cardápio também no dia a dia; veja abaixo receitas de pescados

(Foto: Getty Images) 
Salmão está entre os peixes que concentram maior quantidade de ômega-3
Com a chegada da Páscoa muitos optam por substituir a carne vermelha por carne de peixe. No entanto, os pescados não devem estar apenas em cardápios festivos, pois são fundamentais em uma dieta saudável. Inúmeros estudos comprovam que o consumo regular de peixe, no mínimo três vezes por semana, auxilia no controle de doenças cardiovasculares. Saborosos e ricos em nutrientes e vitaminas os pescados podem ainda prevenir alguns tipos de cânceres, diminuir a incidência da aterosclerose e controlar desordens inflamatórias.

De acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Adriana Zupo Domeneghetti, a maioria dos peixes é fonte de proteínas, fósforo, iodo, cobalto e cálcio, além de conter vitaminas A, D, E e do complexo B. "O principal benefício diz respeito ao coração. Ricos em ômega-3 os pescados ajudam a controlar os níveis de triglicerídeos e a pressão sanguínea. Este nutriente ainda atua no mecanismo de coagulação sanguínea, na regulação no ritmo cardíaco e controla a agregação plaquetária nas artérias, evitando o entupimento das mesmas”, afirma.

Os peixes que concentram a maior quantidade de ômega-3 são os de água fria, como arenque, cavala, salmão e atum. Vale lembrar que o bacalhau, prato tradicional nos almoços de Páscoa, não tem os benefícios dos outros pescados. “Diferente de outros peixes, as espécies usadas no preparo do bacalhau armazenam a gordura benéfica nas vísceras, parte que não costuma ser consumida. Logo, seu consumo não traz benefícios. Pelo contrario, como possui altos teores de purinas e de sódio comer muito bacalhau pode elevar o ácido úrico”, destaca Adriana.

A profissional explica que o modo de preparo não altera o valor nutricional dos pescados, que podem ser feitos de diversas maneiras. “Apenas evite frituras, pois elas aumentam o teor de gorduras ruins, anulando os benefícios para o coração. Receitas feitas no forno são as mais indicadas”, alerta.

Veja agora sugestão de cardápios para Páscoa:

Salmão com alho-porro
- 1 filé de salmão
- Sal grosso a gosto
- alho-porro (o suficiente para cobrir o filé)
- 2 colheres sopa de azeite

Modo de Preparo:
Coloque o filé de salmão, com a pele virada para baixo, em um papel alumínio. Salpique sal grosso por cima de todo o salmão, cubra com alho-porro cortado em rodelas finas e regue com azeite. Feche o papel alumínio e leve ao forno médio por 20 minutos.

-

Cavalas assadas ao forno
2 cavalas grandes (1/2 kg) cada
3 dentes de alho
1 cebola grande
1 pimentão vermelho pequeno
1 pimentão amarelo pequeno
Temperos (salsa, cebolinha, orégano, sal, pimenta etc.)
Azeite
1 kg de batatas pequenas

Modo de Preparo:
Prepare o peixe, passe-o várias vezes em água corrente para retirar todo o sangue. Tempere com os ingredientes de sua preferência. Em uma assadeira coloque metade da cebola e dos pimentões cortados em rodelas, coloque o peixe por cima e acrescente o restante da cebola e dos pimentões. Adicione os alhos picados e regue com azeite. Descasque as batatas, lave-as, tempere-as com sal e coloque-as ao redor do peixe. Asse em forno a 180º por uns 30 minutos.

Fonte: Tree Comunicação
Filé de Pescado é opção saudável para a refeição de Páscoa Filé de Pescado é opção saudável para a refeição de Páscoa Reviewed by Redação on 3/28/2013 12:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-