campa-insta


Credibilidade da Igreja Católica diminui nos últimos anos

Compartilhar no WhatsApp!

Tanto no Brasil como na Argentina, terra natal do novo papa, confiança na instituição sofreu queda

(Fonte: Wikimedia Commons)
Vista da Praça de São Pedro, Vaticano
A escolha do cardeal argentino, Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, como o primeiro papa latino-americano da história dá novo ânimo e traz esperanças aos católicos em todo o mundo. Durante o papado anterior de Bento XVI, a Igreja Católica reuniu forças para investigar denúncias que envolveram alguns de seus sacerdotes. Mas, apesar dos esforços, a imagem da instituição não permaneceu ilesa.

Na última edição do Índice de Confiança Social (ICS), medido em julho de 2012 no Brasil, pelo IBOPE Inteligência, a Igreja Católica atingiu 71 pontos, numa escala de 0 a 100. Apesar de alto, o índice registrado está cinco pontos abaixo do que foi obtido em 2009, quando ocorreu a primeira medição do indicador.

Naquele ano, a instituição chegou à marca de 76 pontos e, de lá para cá, o nível de confiança dos brasileiros na Igreja Católica sofreu quedas seguidas, passando para 73 pontos em 2010 e 72 pontos em 2011.

Na Argentina, terra do novo papa, o nível de confiança na Igreja Católica é menor que o registrado no Brasil. No país vizinho, a instituição atingiu 56 pontos na medição de 2012.

Mas, ao contrário dos brasileiros, a confiança dos argentinos sofreu oscilações de 2009 para cá. No primeiro ano do indicador, o nível de confiança registrado era de 58 pontos. No ano seguinte, o índice caiu para 53 pontos. Em 2011, o indicador voltou a subir para 60 pontos, antes de cair novamente em 2012.

Fonte: Ketchum
Credibilidade da Igreja Católica diminui nos últimos anos Credibilidade da Igreja Católica diminui nos últimos anos Reviewed by Redação on 3/21/2013 05:49:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-