Cachaça é reconhecida internacionalmente como produto brasileiro


A partir do dia 11 de abril a cachaça deixa de ser vendida como “Brazilian Run” no EUA

(Foto: Getty Images)
Reconhecimento deve impulsionar as exportações para os EUA
A negociação durou mais de uma década, mas finalmente chegou ao fim e com um resultado positivo para o Brasil. O Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau (TTB) - órgão do governo americano especializado no comércio de álcool e tabaco – publicou um registro que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro.

A produção da cachaça faz parte da cultura brasileira, e este reconhecimento evita que aconteça com o Brasil o que aconteceu com a Rússia, que perdeu o direito exclusivo internacional de usar o nome Vodca como uma marca do país, porque não tinha seu registro na Organização Mundial do Comércio (OMC). Mas como nada é de graça, o governo brasileiro agora terá 30 dias para formalizar o reconhecimento do "Bourbon Whisky" e o "Tennessee Whisky" como produtos genuinamente americanos.

Economicamente a novidade será muito boa para as cachaçarias brasileiras, segundo o Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comercio Internacional) o reconhecimento deve impulsionar as exportações para os EUA. Hoje, são vendidos para o mercado americano 700 mil litros por ano.

(Foto: divulgação)
O empresário Toni Rodrigues
Em Minas Gerais, a cidade de Salinas (Capital Mundial da Cachaça), será uma das beneficiadas com esse reconhecimento. O município mineiro abriga várias cachaçarias, entre elas, a Seleta, de propriedade do empresário Toni Rodrigues, que fabrica a genuína cachaça há mais de 40 anos.

De grande barba grisalha, chapéu, um galho de arruda atrás da orelha e prosa impagável, Rodrigues costuma circular pela cidade montado em uma de suas mulas. Através de muita luta e desafios, o empresário visionário mudou o cenário da então ‘pinga’ que dominava o mercado, para apresentar ao país cachaças de grife. “Estar dentro de toda essa história me traz uma recompensa muito grande, sou feliz por ter dado início a essa fase que tanto valorizou a cachaça no Brasil”, declara o empresário.

Fonte: Notícia Expressa
Cachaça é reconhecida internacionalmente como produto brasileiro Cachaça é reconhecida internacionalmente como produto brasileiro Reviewed by Redação on 3/08/2013 11:28:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-