campa-insta


90% da população adulta pode sofrer de 'osteoartrose' até o final da vida

Compartilhar no WhatsApp!

Doença destrói a cartilagem nas extremidades dos ossos

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
A osteoartrose é um processo de destruição da cartilagem nas extremidades dos ossos, que tem a função de diminuir o atrito entre as superfícies ósseas para melhor execução dos movimentos. Estima-se que 90% da população adulta possa ser acometida pela doença até o final da vida, sendo mais frequente a partir dos 40 anos e em mulheres.

As causas são variadas, desde fatores genéticos (historio familiar positivo), distúrbios hormonais, obesidade, menopausa, sedentarismo e até práticas esportivas inadequadas. Os sintomas geralmente são localizados em articulações de carga como joelhos, tornozelos, quadris e coluna, porém um dos sintomas mais freqüentes é a deformidade dos dedos, que caracterizam por dor local, inchaço e incapacidade funcional.

O tratamento consiste em medicações somadas a atividade física supervisionada, passando por terapias e em casos mais avançados, cirurgias de próteses. “Medicações e atividade física supervisionada diminuem o stress sobre a cartilagem e formam a melhor opção para o tratamento de artroses iniciais”, diz o ortopedista Marco Paulo Otani, do Centro de Qualidade de Vida, em São Paulo.

As terapias atualmente utilizadas para tratar artroses moderadas são: hidroterapia, fisioterapia e acupuntura, trio ideal para um bom e rápido desempenho. Já a cirurgia é a última opção, pois nela ocorre o sacrifício da superfície articular, que nesses casos já encontra-se totalmente deteriorada.

A prevenção deve ser feita com acompanhamento médico para a realização de exames e orientação sobre a atividade física mais adequada a ser realizada.

Fonte: Hayai Comunicação
90% da população adulta pode sofrer de 'osteoartrose' até o final da vida 90% da população adulta pode sofrer de 'osteoartrose' até o final da vida Reviewed by Redação on 3/19/2013 12:41:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-