campa-insta


MuBE expõe pinturas de Isabelle Borges

Compartilhar no WhatsApp!

Mostra trará 9 pinturas sobre tela e 30 desenhos inéditos

(Imagem: divulgação)
De 6 a 26 de fevereiro o MuBE apresenta a exposição Seta do Tempo, da artista Isabelle Borges, com conceito e obras elaboradas especialmente para o Museu Brasileiro da Escultura. Esta é a primeira mostra individual da artista em um museu brasileiro e trará 9 pinturas sobre tela e 30 desenhos inéditos, sob curadoria de Tereza de Arruda.

Isabelle Borges reside na Alemanha há mais de vinte anos. Independente da distância geográfica do Brasil, seu país de procedência, a artista incorpora em sua obra características marcantes de uma arte internacional enraizada nos dois continentes. Isabelle apresenta nas obras concebidas para a mostra Seta do Tempo tendências respaldadas na tradição artística brasileira e alemã.

A pintura de Isabelle Borges exalta elementos subjetivos e orgânicos delimitados por formas, traços e contornos definidos criando uma dinâmica própria e diálogo entre obra e público por meio de seu caráter envolvente como em uma imagem tridimensional ou mesmo escultural. A ciência norteia grande parte da elaboração destas obras repletas de formas reconhecidas na técnica do origami, reproduzida nas telas pelo desdobramento de imagens e espaços inusitados, criando profundidade e  pontos de convergência a reforçar esta idéia.

O desdobramento dos elementos pictóricos da pintura de Isabelle Borges encontra no local expositivo do MUBE as condições espaciais adequadas para visualização e experimentação deste universo artístico. As imagens extrapolam as telas e suas molduras individuais para darem continuidade ao seu movimento, composição de cores e traços na vivência de todo o conjunto criando assim uma imensa onda a se esparramar pelo longo horizonte da sala Pinacoteca. As pinturas envolvem o visitante no primeiro instante pelo impacto geral do grupo de obras expostas. Em um segundo momento são as minúcias que atraem o olhar do expectador. As figuras geométricas precisas revelam colagens esparsas e discretas de elementos literários extraídos do arquivo da artista (jornais, revistas, livros) e precisamente retrabalhados e incorporados nas pinturas como mensagens dadaístas de Kurt Schwitters ou montagens visuais de Hannah Höch.

Serviço:
Seta do Tempo, Isabelle Borges - MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Período expositivo: de 6 a 26 de fevereiro de 2013
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h

MuBE expõe pinturas de Isabelle Borges MuBE expõe pinturas de Isabelle Borges Reviewed by Redação on 2/04/2013 04:06:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-