Quer corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia? Conheça a cirurgia a laser


Oftalmologista esclarece cinco dúvidas mais frequentes sobre este procedimento cirúrgico

(Foto: Thinkstock/Getty Images) 
Cansado de usar óculos? Cirurgia a laser para correção de miopia,
astigmatismo e hipermetropia é um dos procedimentos
mais realizados no mundo
A cirurgia a laser para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia é tão segura e a tecnologia utilizada tão avançada que se tornou o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo todo. O laser empregado é o Excimer. Trata-se de um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor que, através de um controle digital, retira camadas de tecidos com precisão microscópica, devolvendo a visão normal ao paciente.


(Foto: divulgação)
Renato Neves, oftalmologista
De acordo com o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, “para a correção de miopia o laser é aplicado na área central da córnea; na hipermetropia, realiza-se a retirada de tecido na periferia da córnea; e no astigmatismo o tratamento é realizado em áreas selecionadas, aplanando ou encurvando a região central”. Mas, por mais popular que esse procedimento tenha se tornado, ainda persistem dúvidas entre os pacientes ou prováveis candidatos à cirurgia. A seguir, o especialista comenta as cinco dúvidas mais comuns sobre cirurgia ocular a laser:

1. Como é o procedimento e o pós-operatório? – “Na sala de cirurgia, o paciente é acomodado em uma cadeira especial, em posição horizontal. Suas pálpebras são limpas com substância esterilizante e em seguida são aplicados colírios anestésicos. O olho a ser operado é aberto com um equipamento próprio para mantê-lo imobilizado durante o procedimento – que é rápido e eficiente. O pós-operatório consiste no uso de colírios lubrificantes, antibióticos e esteroides que previnem infecção e auxiliam na cicatrização”.

2. Quando volto às atividades normais? – “No dia seguinte à cirurgia já é possível trabalhar, assistir televisão e usar o computador. Atividades físicas sem contato podem ser retomadas na sequência, mas mar, piscina e sauna devem ser evitados por um mês. Para voltar a dirigir vai depender do quanto o paciente se sente seguro para isso, já que luzes noturnas podem confundir a visão durante um tempo por causa do brilho intenso que se forma ao seu redor”.

3. Vou ter de usar lentes de contato após a cirurgia? – “Nas cirurgias de antigamente, a córnea era tão alterada que se tornava impossível usar qualquer tipo de lente, mesmo as cosméticas e coloridas. Com a cirurgia a laser isso mudou, sendo possível usar lentes com ou sem grau. Porém, poucas vezes é necessário fazer uso de lentes, por conta da alta precisão que os lasers apresentam”.

4. O resultado é duradouro? – “Estudos mostram uma estabilidade da visão nos cinco anos subsequentes à cirurgia. Pessoas com mais de 60 ou 70 anos também costumam apresentar resultados estáveis e sem complicações. Além da estabilidade na correção, a nova geração de lasers não representa contraindicação à cirurgia de catarata”.

5. E se voltar a miopia depois de um tempo? – “Normalmente, a correção é total e estável. Pode ser necessária uma correção para perto em pacientes com 40 ou 45 anos que tenham sido operados e estejam apresentando dificuldades de foco na leitura. Embora pouco comum, caso isso ocorra, um retratamento pode ser realizado”.

Fonte: Press Página

Quer corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia? Conheça a cirurgia a laser Quer corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia? Conheça a cirurgia a laser Reviewed by Redação on 1/13/2013 12:41:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-