campa-insta


2,6 mil pessoas morrem por ano vítimas do 'tabagismo passivo'

Compartilhar no WhatsApp!

Segundo pesquisa, 11,8% da população brasileira não-fumante mora com pelo menos uma pessoa que faz uso do cigarro dentro de casa

(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Mesmo sem nunca ter fumado, aproximadamente 2,6 mil pessoas morrem por ano, vítimas de doenças provocadas pelo tabagismo passivo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quem fica exposto à fumaça do cigarro tem uma chance 30% maior de desenvolver câncer de pulmão e 24% a mais de sofrer infarto e doenças cardiovasculares. Em crianças e bebês, o risco é ainda maior, se observado a maior frequência de resfriados e infecções de ouvido, risco potencializado de doenças respiratórias como pneumonia e bronquites, podendo chegar a uma morte súbita sem causa aparente, também conhecida por Síndrome da Morte Súbita Infantil.

“Mesmo com toda a divulgação dos malefícios da fumaça e a criação de leis que proíbem a emissão em locais fechados, ainda é preciso maior conscientização por parte da população”, afirma Dr. Amândio Soares, diretor da Oncomed BH.

Os números assustam ainda mais se levado em consideração que, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo Ministério da Saúde, 11,8% da população brasileira não-fumante mora com pelo menos uma pessoa que faz uso do cigarro dentro de casa. No ambiente de trabalho, o convívio entre tabagistas e não-tabagistas também é grande: 12,2% dos que não fumam convivem com algum colega fumante.

Devido aos números acima apresentados, cresce cada vez mais a preocupação com a incidência de câncer tanto em pacientes que fumam quanto naqueles que não fazem uso da nicotina, mas têm contato com a substância de alguma forma. Atualmente, o cigarro mata 4,9 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, o que equivale a mais de 10 mil mortes por dia. Caso o cenário atual de consumo seja mantido, em 2030 os óbitos podem chegar a 10 milhões por ano.

Fonte: Link Comunicação
2,6 mil pessoas morrem por ano vítimas do 'tabagismo passivo' 2,6 mil pessoas morrem por ano vítimas do 'tabagismo passivo' Reviewed by Redação on 12/19/2012 05:18:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-