campa-insta


2,3 milhões de estudantes farão a prova do Saresp nesta semana

Compartilhar no WhatsApp!

Avaliação será realizada nos dias 27 e 28 de novembro para alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio

(Foto: reprodução / educacao.sp.gov.br)
Cerca de 2,3 milhões de estudantes farão nas próximas terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de novembro, a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Serão avaliados aproximadamente 1,6 milhão de alunos de 5.015 escolas da rede estadual de ensino, além de 619 mil estudantes de 3.481 escolas municipais, 43,6 mil de 199 instituições de ensino particulares e 17,5 mil de 165 unidades do Centro Paula Souza, que também aderiram ao Saresp neste ano.

O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública paulista, com o objetivo de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria da Educação calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.

Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado custeará as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio ou termo aditivo com a Pasta. Este ano, 552 municípios aderiram. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas próprias instituições.

Exame

(Foto: reprodução / educacao.sp.gov.br)
O exame é voltado a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderiram à avaliação.

O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental e de ciências da natureza (biologia, física e química) para alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual.

Haverá ainda uma proposta de redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio de cada rede de ensino. As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de duas horas e máxima de três horas.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo 
2,3 milhões de estudantes farão a prova do Saresp nesta semana 2,3 milhões de estudantes farão a prova do Saresp nesta semana Reviewed by Redação on 11/23/2012 07:03:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-