campa-insta


Saiba mais sobre o nascimento dos dentinhos do bebê

Compartilhar no WhatsApp!

Especialista explica os sintomas mais comuns e quais são os cuidados necessários

(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa
Ao contrário do que muitos imaginam, o processo de nascimento dos dentinhos do bebê ocorre durante a gestação, quando são formados os botões dentários, que são como fundamentos dos dentes-de-leite (ou dentes decíduos). Esses botões começam a romper a superfície da gengiva entre o terceiro e décimo segundo mês de vida da criança. Geralmente o primeiro dentinho nasce por volta dos seis meses, momento em que a dieta do bebê passa a incluir alimentos pastosos e sólidos.

Segundo o Coordenador do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Vanderlei Wilson Szauter, é natural a mãe ficar preocupada quando o bebê apresenta um comportamento diferente do usual, “muitas mães, principalmente as de primeira viagem, estranham quando o bebê fica incomodado quando os primeiros dentinhos começam a aparecer”.

De acordo com o pediatra, os sintomas mais frequentes na época da erupção dos dentes do bebê são: mudança de comportamento como irritabilidade, aumento da salivação, sono mais agitado, gengivas inchadas e avermelhadas e até febre baixa.

(Foto: reprodução / Guia Médico Brasileiro)
Dr. Vanderlei Wilson Szauter
Para aliviar os sintomas o médico orienta que os mordedores podem ser usados e devem ser deixados na geladeira, pois a temperatura baixa alivia a dor e a coceira na gengiva que os bebês sentem nessa fase.  Ele também orienta quanto ao uso de géis anestésicos. “Existe no mercado opções de géis anestésicos para massagear a gengiva do bebê, porém não são muito indicados. O que se deve fazer é massagear a gengiva com uma gaze macia enrolada no dedo, embebida em soro fisiológico gelado. Isso dá um bom alívio no desconforto”.

Os alimentos que ajudam a atenuar os sintomas nessa fase são os pastosos e frios, a mãe pode, por exemplo, amassar a fruta preferida do bebê e resfriá-la por alguns minutos na geladeira. De preferência deve-se oferecer à criança bastante água, sucos e chás, mantendo o leite na dieta do bebê sem alterações.

Há pais que em alguns momentos optam por distrair seus filhos, o que pode apresentar um resultado positivo no início, porém quando a criança percebe que o desconforto não passou, volta a apresentar os mesmos sintomas. O Dr. Szauter explica que nem todas as crianças apresentam os mesmos sintomas durante o nascimento dos dentinhos. “Há bebês que não apresentam nenhuma alteração nesse período, e a mãe identifica o nascimento dos dentes visualmente ou durante a amamentação”, explica.

A partir do momento em que os primeiros sinais dos dentinhos aparecem, o pediatra orienta as mães a higienizarem a boca do bebê. “Antes que a escovação se faça necessária deve-se limpar a boca do bebê com gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico, fazendo movimentos leves nas gengivas e nos dentes”, diz.

Já a escovação deve começar logo que os primeiros dentes apareçam. “Desde que seja feita com delicadeza e escova totalmente macia, sem pasta, não há incômodo algum para o bebê”, finaliza o profissional.

Fonte: Grupo Máquina
Saiba mais sobre o nascimento dos dentinhos do bebê Saiba mais sobre o nascimento dos dentinhos do bebê Reviewed by Redação on 10/13/2012 04:11:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-