campa-insta


Pinacoteca recebe instalações e gravuras de Ana Maria Pacheco

Compartilhar no WhatsApp!

Artista brasileira vive em Londres desde 1973 e apresenta pela 1ª vez suas obras no Brasil

Da Redação Telenotícias

(Foto: divulgação / Pinacoteca)
Memória roubada
A Pinacoteca de São Paulo apresenta a partir de 10 de novembro a exposição de Ana Maria Pacheco (Goiânia, GO, 1943) com cerca de 50 obras, entre gravuras, livros da artista, esculturas e instalações, realizadas entre 1998 a 2012.

Segundo o curador Carlos Martins, os grandes destaques da mostra são as instalações Noite escura da alma, 1999, que reúne um grupo de figuras dispostas em torno de uma figura central, compondo uma arena forjada por uma situação intrigante e ameaçadora, e Memória roubada I e Memória roubada II, 2008, que remetem a um tempo passado muito ligado a memória de um universo religioso. Além de uma seleção de gravuras, com obras de pequeno e grande formato, que oferece um significativo panorama da produção de Ana Maria, testemunho de seu rico imaginário.

Esta é a primeira exposição de Ana Maria Pacheco em um museu brasileiro. Radicada em Londres desde 1973, a artista consolidou seu trabalho em meio ao competitivo cenário artístico europeu, trazendo como traço definitivo a simbiose de influências da vivência londrina com o imaginário de origem brasileira. Sua obra se reporta às tradições da nossa cultura popular e, por meio de seu amplo conhecimento de história, literatura e da tradição iconográfica, constrói um mundo muito particular de imagens densas e sombrias, carregadas de ironia e metáforas, sempre surpreendentes.

“Ana Maria Pacheco sabe provocar nossa imaginação e sensibilidade. Com suas gravuras e esculturas, que temos a oportunidade de ver pela primeira vez em São Paulo, a artista nos arrebata e, em estado de cumplicidade, somos levados ao seu mundo repleto de situações insólitas, muitas vezes assustadoras”, afirma Carlos Martins.
(Foto: wallspace.org.uk)
Ana Maria Pacheco
Ana Maria possui múltipla formação nos campos da arte, música e educação – graduou-se em 1965 pela Universidade Católica e pela Universidade Federal de Goiás. A escultura foi a sua forma de expressão privilegiada, desde o princípio, e sua participação na Bienal de Artes de Goiás, em 1970, foi reconhecida com uma premiação; em 1971, expôs na Bienal de São Paulo. Com uma bolsa de estudos concedida pelo Conselho Britânico do Rio de Janeiro, partiu para Londres onde estudou na Slade School of Fine Art, de 1973 a 1975. Atualmente vive e trabalha em Londres, sendo a primeira artista estrangeira a usufruir do projeto promovido pela National Gallery de residência artística.

Serviço:  
Exposição de Ana Maria Pacheco
Pinacoteca do Estado – Praça da luz, 02, São Paulo, Capital.
Em cartaz de 10 de novembro a 3 de fevereiro de 2013.
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, e quintas das 10h às 22h.
Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia).
Grátis aos sábados e às quintas após as 17h.
Tel: (11)  3324-1000.
www.pinacoteca.org.br

Fonte: Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca recebe instalações e gravuras de Ana Maria Pacheco Pinacoteca recebe instalações e gravuras de Ana Maria Pacheco Reviewed by Redação on 10/28/2012 03:37:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-