Pinacoteca inaugura três exposições neste mês


'Aberto fechado: caixa e livro na arte brasileira', 'Artur Lescher: Inabsência' e 'O mais parecido possível – o retrato' podem ser visitadas a partir do próximo sábado (20)

Da Redação Telenotícias

Aberto fechado: caixa e livro na arte brasileira
De 20/10 a 13/01/13.

(Foto: divulgação)
Solitário, arte de Antonio Dias
A exposição analisa um fenômeno recorrente na arte brasileira: o uso da forma-caixa e da forma-livro nas obras de artistas brasileiros a partir da segunda metade do século XX. Fazem parte da mostra cerca de 90 obras realizadas entre 1950 e 2012, dos seguintes artistas: Amelia Toledo, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Artur Barrio, Cildo Meireles, Ferreira Gullar, Hélio Oiticica, Jac Leirner, Luciano Figueiredo, Lygia Clark, Lygia Pape, Mira Schendel, Paula Gaitán, Raymundo Collares, Regina Silveira, Regina Vater, Ricardo Basbaum, Rubens Gerchman, Sérgio Camargo, Tunga, Waltercio Caldas e Willys de Castro. A curadoria é de Guy Brett, crítico de arte e um dos responsáveis pela projeção da produção artística brasileira internacionalmente.

Artur Lescher: Inabsência 
De 20/10 a 23/01/13.

Para o projeto Octógono Arte Contemporânea o artista criou uma cúpula de 12m x 14m, em ferro e madeira, inspirada no projeto original que Ramos de Azevedo desenvolveu para a Pinacoteca. Artur Lescher destaca-se no panorama da arte contemporânea brasileira por suas obras tridimensionais que atualizam os princípios de uma tradição construtiva incorporando elementos industriais que possibilitaram novas relações com espaço. A curadoria é de Ivo Mesquita, diretor técnico da Pinacoteca do Estado.

O mais parecido possível – o retrato
De 20/10 a 17/02/13.

(Foto: divulgação)
Mulher baiana, de Adenor Gondim
A exposição integra o programa da mostra Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. Conta com cerca de 40 fotografias (pb e cor) realizadas por Adenor Gondim, Arnaldo Pappalardo, Camila Buctcher, Claudia Guimarães, Cristiano Mascaro, Fifi Tong, Eduardo Simões, Eduardo Vilares, Klaus Mitteldorf, Larry MacinTyre e Ricardo Alcaide, produzidas entre 1970 e 2011. A curadoria é de Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado.



Serviço:
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 02 - Luz, São Paulo - Capital.
Data e horário: de terça a domingo, das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h, com entrada franca das 18h às 22h.
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00. Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Mais informações: (11) 3324-1000 ou www.pinacoteca.org.br.

Fonte: Pinacoteca
Pinacoteca inaugura três exposições neste mês Pinacoteca inaugura três exposições neste mês Reviewed by Redação on 10/14/2012 01:31:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-