campa-insta


No Dia Mundial do Pão, saiba escolher o seu

Compartilhar no WhatsApp!

Com tantas opções nas gôndolas, a dica é entender o que o corpo precisa

(Foto: Getty Images)
É comemorado nesta terça-feira (16) o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais antigos do mundo, presente em praticamente todas as mesas. Com a evolução das receitas, porém, a cada dia surge um tipo diferente de pão e na prateleira do supermercado estão dezenas de opções light, integral, com grãos, com iogurte... Para saber qual é o pão ideal para cada pessoa, a nutricionista Vanderli Marchiori dá algumas dicas. A primeira delas é saber exatamente o que o organismo precisa e adequar o pão ao tipo de dieta.

Um dos mais procurados atualmente é o pão light, talvez pela associação da nomenclatura com o emagrecimento. É importante observar, porém, que para ser considerado “light” a exigência é que o produto tenha redução de 25% em pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, não especificamente em calorias. “Isso significa que você não vai necessariamente emagrecer se trocar o pão tradicional pelo pão light, mas você pode ajudar a controlar sua pressão escolhendo um pão com 25% menos sódio, ou seu colesterol com 25% a menos gordura”, explica a nutricionista.

O pão integral, por sua vez, é aquele produzido com a farinha integral, na qual os grãos de trigo são triturados inteiros, diferente da refinada, que exclui a casca e o gérmen. Esses dois componentes oferecem vitaminas do complexo B, sais minerais, fibras, proteínas e gordura e, por isso, o pão integral deixa pessoa satisfeita por mais tempo, o que pode favorecer o emagrecimento. Também é importante ressaltar que a quantidade de fibras no pão integral é superior, o que facilita a digestão e o funcionamento do intestino, mas que este tipo de pão, por ser mais completo, não é necessariamente menos calórico.
(Foto: Sílvia Zamboni)
Vanderli Marchiori 
Por fim, existe ainda o pão com grãos. “O que mais chama a atenção na embalagem é o número, que vai desde sete até 15, mas o que é importante destacar é que não importa o número, mas a qualidade e as características de cada grão”, ressalta Vanderli. A linhaça, por exemplo, auxilia no sistema digestivo, deixa a pele mais bonita, tem componentes antioxidantes e anticancerígenos, é um poderoso desintoxicante e e tem ômega 3, que limpa as artérias. A aveia, por sua vez, reforça o sistema imunológico, combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla o açúcar no sangue e a pressão arterial e melhora a concentração, enquanto a quinua ajuda a recuperar e manter os músculos e acelerar o metabolismo.

O comum a todos os pães é o carboidrato, que gera a energia suficiente para o dia-a-dia. Portanto, para escolher qual pão ajuda a manter mais o pique, deve-se ler sempre o rótulo e manter os exames em dia. Assim, é possível entender melhor como funciona o organismo e quais são as principais necessidades dele, usando a alimentação como aliada para a saúde.


Sobre o Dia Mundial do Pão

A International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (UIB) instituiu, há 12 anos, o Dia Mundial do Pão, no dia 16 de outubro. Aqui no Brasil, o consumo é praticamente dividido em pão francês e o “pão de forma”, setor que registrou crescimento de quase 60% nos últimos cinco anos e que é representado pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). Em volume, as vendas do chamado “pão de forma” chegaram a 992 milhões de toneladas em 2011, e o consumo per capita anual chega 5,2 kg.

Em comemoração ao Dia neste ano, a Abima lançará um caderno de receitas online com entradas, pratos principais e sobremesas com pão industrializado, além de informações e dicas para consumo dos principais pães. O caderno pode ser acessado neste link.


Fonte: Tree Comunicação
No Dia Mundial do Pão, saiba escolher o seu No Dia Mundial do Pão, saiba escolher o seu Reviewed by Redação on 10/16/2012 09:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-