campa-insta


Conheça os mitos e verdades sobre as dietas

Compartilhar no WhatsApp!

Telenotícias Entrevista: Dra. Rafaela Allevato

(Foto: Getty Images)
Muito se fala sobre dietas, mais quais informações são realmente válidas? Como perder peso, o que é verdade, mentira, o que se deve comer, qual dieta é mais eficiente? Os anos passam e as dúvidas só aumentam. Para muitos, vale tudo em busca do corpo ideal.

A Dra. Rafaela Isis Reis Allevato, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo - centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo, esclarece algumas dúvidas mais comuns sobre dietas, alimentos e hábitos alimentares.

(Foto: divulgação)
Dra. Rafaela Allevato
TN - Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?

Dra. Rafaela - Sim, sendo que o ideal é que se coma de 3 em 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários recomenda-se frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais.

TN - As dietas da moda, como a dieta da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso?

Dra. Rafaela - Sim, para quem deseja perder peso essas dietas são sim consideradas eficientes, porém como se restringe um grupo de alimentos específicos, no caso da dieta das proteínas, se restringe carboidratos, a maioria das pessoas não consegue mantê-la por muito tempo. Logo quando ingerir carboidratos novamente o ganho de peso é muito rápido e o famoso efeito sanfona acontece. Além disso, é contra indicada, pois pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose que é proveniente dos carboidratos, além de insônia, tontura, e alteração de humor. Vale lembrar que a maior parte do que se perde na dieta das proteínas é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela. Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente o ideal é a reeducação alimentar.

TN -  Beber água ajuda a emagrecer?

Dra. Rafaela - A água é um grande aliado no processo de emagrecimento, mas por si só, não faz milagre. Um estudo americano verificou que uma dieta de baixas calorias aliada a ingestão de água antes das refeições promoveu uma perda de peso 25% maior do que no grupo que fez apenas uma dieta de baixas calorias. Vale lembrar que apenas um copo durante as refeições já é suficiente. Por dia devemos ingerir em torno de 1,5 a 2 litros de água que é o que se perde nas fezes, suor e urina.

TN -  Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?

Dra. Rafaela - Não, pois pular refeições faz com que o organismo crie um sistema de defesa para os momentos de stress. Logo quando muito tempo em jejum o organismo passará a estocar esse alimento na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça” como o jejum prolongado ele tenha reservas, além do que no jejum o metabolismo diminui fazendo o corpo gastar menos energia. Porém não se deve exagerar no jantar, pois à noite o metabolismo é naturalmente mais lento e se não tivermos gasto essas calorias durante o dia consequentemente elas viraram reserva na forma de gordura.

TN -  Dormir mal ajuda  ganhar peso?

Dra. Rafaela - Sim, pois uma boa noite de sono esta ligada a liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar, logo o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida, ingerindo açúcar. Além disso uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina; a falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, hormônio esse que aumenta o apetite.

TN - Comer apenas alimentos  light e diet emagrece?

Dra. Rafaela - Primeiramente é importante saber a diferença entre diet e light, sendo que os alimentos diet são voltados para uma pessoa que possua alguma restrição alimentar devido a algum problema de saúde, como é o caso dos diabéticos, porém não é porque o chocolate diet não tem açúcar que ele é mais saudável e tem menos calorias, pois no caso desse alimento, ele contém mais gordura. Já os alimentos light têm que ter 25% a menos de calorias do que os alimentos tradicionais. Esses podem ser aliados no processo de emagrecimento se ingeridos de maneira e quantidade correta, porém muitas vezes o individuo ao consumir um alimento light acaba compensando ingerindo uma maior quantidade daquele alimento por ser light.

TN - Beber durante as refeições engorda?

Dra. Rafaela - Nenhuma bebida engordará mais se ingerida durante as refeições ou após elas. Acontece que a ingestão de líquidos em excesso, principalmente as bebidas gaseificadas, dilata o estômago prejudicando a digestão

TN - Comer assistindo televisão engorda?

Dra. Rafaela - Não é o fato de comer assistindo televisão que engorda e sim que quando estamos assistindo TV e comendo o indivíduo tende a comer mais, pois o cérebro não esta concentrado na refeição, o que retarda a produção do hormônio que dá a sensação de saciedade. Porém não é somente a televisão que faz isso, comer lendo ou mexendo no computador também tem o mesmo efeito.

TN - Tomar chá verde ou água fria com limão pela manhã ajudam na perda de peso?

Dra. Rafaela - O chá verde pertence à classe de alimentos termogênicos, ou seja, o corpo precisa gastar mais calorias para absorver seus nutrientes, além disso, é um alimento diurético, que ajuda a eliminar toxinas e consequentemente desinchar. Para se obter os benefícios dessa erva deve-se consumir no mínimo 4 xícaras de chá por dia. Já água fria com limão não existe nenhuma comprovação cientifica sobre a ingestão desses alimentos e a perda de peso, existe a crença de alimentos ácidos queimam gorduras o que não é verdade.

TN - Está certo substituir alimentos por suplementos?

Dra. Rafaela - Como nutricionista seria ironia da minha parte dizer que não existem suplementos capazes de satisfazer a necessidade de nutrientes de uma pessoa. Porém shakes e suplementos são acrescidos de diversos conservantes, corantes e aromatizantes para melhorar a palatabilidade e aumentar o prazo de validade. De uma maneira geral são consumidos indiscriminadamente sem qualquer indicação ou acompanhamento nutricional. Além disso, os alimentos têm outra ligação com o indivíduo, o aspecto emocional que um alimento é capaz de levar a um ser humano. Portanto digo que a alimentação é qualidade de vida, e como ter qualidade de vida alimentando-se de cápsulas e shakes? O alimento integra o indivíduo a sociedade além de satisfazer suas necessidades nutricionais.

Fonte: Hospital San Paolo 
Conheça os mitos e verdades sobre as dietas Conheça os mitos e verdades sobre as dietas Reviewed by Redação on 8/24/2012 03:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-