campa-insta


10 cuidados ao fazer a barba para evitar foliculite

Compartilhar no WhatsApp!

Popular "pelo encravado" pode levar à formação de cicatrizes e manchas na pele

(Foto: Getty Images)
Fazer a barba é tarefa diária para a maioria dos homens. Mas, nesta rotina de se barbear, alguns problemas acabam surgindo. E um deles, bastante comum, é a foliculite - inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele.

"Popularmente conhecida como pelo encravado, a foliculite na área da barba, pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Porém a que mais comumente acomete os homens é a chamada foliculite mecânica, causada por maus hábitos na hora de barbear", afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

(Foto: reprodução / denisesteiner.com.br)
Dra. Carolina Marçon
Mas como identificar o problema? A médica explica que a foliculite da barba pode ser identificada pela vermelhidão no orifício do pelo ou pela formação de pequenas pústulas (bolhas de pus) na região. "Passar a lâmina no sentido inverso ao crescimento dos pelos, hábito muito comum entre os homens, principalmente os que fazem a barba diariamente, parece ser bom em um primeiro momento, mas essa manobra faz com que os pelos penetrem por baixo da pele antes de serem cortados, favorecendo o aparecimento da foliculite", comenta a dermatologista.

O ideal é passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos e o menor número possível de vezes, pois quanto mais passar, maior o risco de traumas e irritação. Dra. Carolina ressalta também o cuidado com o aparelho de barbear. "É muito importante prestar atenção na lâmina de barbear, pois se ela estiver gasta, pode ferir a sua pele e provocar cortes. Recomenda-se trocar as lâminas após usar por no máximo cinco vezes".

Nos indivíduos em que o pelo cresce de forma paralela à pele e em que a epiderme é mais espessa, o problema é mais intenso e frequente. De acordo com a dermatologista, "a inflamação causa dor e incômodo, e, dependendo da intensidade e extensão, pode levar à formação de cicatrizes e manchas, daí a importância da prevenção e tratamento adequado."

Para a dermatologista, a melhor hora para fazer a barba é logo após o banho. "A pele está mais macia e hidratada, levando à diminuição dos riscos de ferimentos. Além disso, os poros ficam mais dilatados e os pelos mais maleáveis, minimizando-se os traumas à cútis durante o barbear", explica a médica. É importante também utilizar água fria após o barbear, pois a água fria causa o fechamento dos poros e vasinhos, evitando sangramentos.

Outro cuidado importante ao barbear é o uso da loção pós-barba, que auxilia o fechamento dos poros, ajuda a aliviar irritações provocadas pela lâmina e possui propriedades cicatrizantes. "Esses produtos possuem propriedades antiinflamatórias, antisépticas, adstringentes e hidratantes, podendo ser úteis para cada tipo específico de pele. Deve-se evitar as loções com álcool, pois as mesmas podem irritar e provocar ressecamento e ardor após o barbear", explica a especialista.

Abaixo, os 10 cuidados que fazem a diferença na hora do barbear:

- use a lâmina no sentido do crescimento dos pelos;
- passe o menor número possível de vezes a lâmina sob a pele;
- inicie pela costeleta, depois bochechas e região maxilar, bigode e queixo por último, pois geralmente os pelos demoram mais a amolecer neste local;
- lave a lâmina de barbear cada vez que passar no rosto, pois o acúmulo de pelos diminui a eficácia do aparelho;
- troque as lâminas do barbeador após usá-lo no máximo cinco vezes;
- dê preferência para fazer a barba após o banho;
- lave o rosto após o barbear com água fria;
- utilize loção pós-barba - sem álcool;
- evite a espuma do sabonete, pois em alguns casos, pode irritar a pele provocando ardor e vermelhidão;
- escolha os melhores produtos indicados para o seu tipo de pele, de preferência indicado por um dermatologista.

Fonte: Time Comunicação
10 cuidados ao fazer a barba para evitar foliculite 10 cuidados ao fazer a barba para evitar foliculite Reviewed by Redação on 7/10/2012 07:33:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-