campa-insta


Virada Cultural 2012: Palco Anhangabaú reúne orquestras e companhias de dança

Compartilhar no WhatsApp!
Espetáculos unem o repertório erudito e popular

(Foto: divulgação / viradacultural.org)
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
se apresenta às 11h de domingo
O tradicional palco de dança e concertos da Virada Cultural estará, este ano, no Anhangabaú. Ele trará não somente as formações de música erudita e dança já consagradas e esperadas pelo público paulistano, mas uma seleção de atrações que mesclam a música erudita ao repertório popular de formas únicas. Há uma especial atenção a nomes que priorizaram esse tipo de diálogo, como o do maestro Heitor Villa-Lobos, homenageado em alguns dos espetáculos que passarão pelo palco entre sábado (5) e domingo (6).

Fique por dentro: Especial Virada Cultural 2012, clique aqui! 

Nomes presentes nas edições passadas, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Experimental de Repertório fazem espetáculos especialmente para o evento. A Osesp terá regência também do maestro espanhol Eduardo Portal. Na dança, São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e Balé da Cidade de São Paulo trazem suas mais recentes montagens. A SPCD traz a coreografia de Rodrigo Pederneiras para música do maesto Heitor Villa-Lobos, e o Balé da Cidade dança Cidade Incerta, de Lara Pinheiro e Nos Outros, do português André Mesquita.

Ainda na dança, Morena Nascimento, bailarina que já fez parte da companhia da alemã Pina Bausch, dialoga de forma profunda com a música do pianista Benjamin Taubkin num espetáculo inovador e sensível de viés biográfico.

Unindo erudito e popular, o Quinteto da Paraíba, se apresenta às 3h30 da madrugada de sábado para domingo. O conjunto faz música de câmara a partir de um repertório popular, que inclui compositores como Xangai e Capiba, já homenageados pelo grupo. O quinteto fez parte da trilha sonora do filme Central do Brasil, de Walter Salles Jr.

O diálogo com o popular aparece ainda com força especial no espetáculo Villa-Lobos Popular, interpretado por Gabriel Grossy (harmônica) e o pianista do Zimbo Trio Amilton Godoy (piano) às 15h de domingo, em novos arranjos de autoria dos músicos e também na Orquestra Sanfônica de São Paulo, às 7h da manhã de domingo.

Da Holanda, o The Piano Quartet se apresenta às 13h de domingo com uma formação que inclui importantes solistas européias.


Veja a programação do palco Anhangabaú:

18h – Orquestra Sinfônica Municipal (OSM)

20h – “Cidade Incerta” e “Nos Outros” – Balé da Cidade de São Paulo

22h – Bachiana nº 1 – São Paulo Companhia de Dança e Naipe de Cellos da Osesp

23h – Um Diálogo entre a Música e a Dança – Morena Nascimento e Benjamin Taubkin

01h – Banda Sinfônica do Exército

03h30 – Quinteto da Paraíba

07h - Orquestra Sanfônica de São Paulo

11h - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp)

13h – The Piano Quartet (Holanda)

15h – Villa-Lobos Popular – Gabriel Grossy e Amilton de Godoy

18h – Orquestra Experimental de Repertório

 Fonte: Foco Jornalístico 
Virada Cultural 2012: Palco Anhangabaú reúne orquestras e companhias de dança Virada Cultural 2012: Palco Anhangabaú reúne orquestras e companhias de dança Reviewed by Redação on 5/01/2012 08:47:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-