campa-insta


Varizes: saiba mais sobre a doença

Compartilhar no WhatsApp!
Cerca de 40 milhões de brasileiros têm varizes em algum grau. 60% das mulheres com mais de 50 anos sofrem do problema

Da Redação Telenotícias

(Foto: Getty Images)
As varizes, chamadas veias doentes, apresentam um fluxo sanguíneo invertido a favor da gravidade quando estamos em pé (refluxo venoso), que se manifestam com acúmulo de sangue no vaso. Essas dilatações e deformações ocorrem cinco vezes mais em mulheres do que em homens e geralmente atingem pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição. Estima-se que 40 milhões de brasileiros e 60% das mulheres com mais de 50 anos sofrem do problema em algum grau.

“As varizes costumam se manifestar principalmente em mulheres a partir dos 35 anos e são causadas geralmente por fatores genéticos. Apesar disso, outros fatores também são importantes, como obesidade, gravidez, vida sedentária, uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal, além de cigarros”, explica dr. Ricardo Tebaldi, angiologista e cirurgião vascular do Hospital São Luiz e Hospital Santa Virgínia, em São Paulo.

Uma forma de prevenir é a prática de atividades físicas. Caminhadas auxiliam no fortalecimento da musculatura, que funciona como uma bomba muscular impulsionando o sangue para o abdômen. Com isso é evitado o refluxo, proporcionando o retorno venoso adequado.

Ainda de acordo com o especialista, uma boa dica é manter as pernas esticadas para cima nos momentos de repouso. O retorno de sangue para a virilha diminuí o inchaço das pernas. A partir de 30 minutos é possível perceber mudanças significativas.

E atenção mulheres! Um mito muito comum é que o ato de cruzar as pernas pode provocar varizes. Esse gesto só é prejudicial em pessoas com veias muito dilatadas e em áreas de dobra. Procure sempre mudar de posição para que a circulação sanguínea possa trabalhar melhor. Alimentos como peixes, produtos desnatados e integrais ajudam nesse quesito.

Varizes: saiba mais sobre a doença Varizes: saiba mais sobre a doença Reviewed by Redação on 5/03/2012 02:49:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-