campa-insta


Termina hoje o prazo para envio da declaração de imposto de renda

Compartilhar no WhatsApp!
Deixou para a última hora? Saiba como agilizar sua declaração de IR

(Foto: Getty Images) 
Agora não tem mais como adiar. Termina hoje, às 23h59, o prazo para envio da declaração do imposto de renda. Se você está entre os dois milhões de contribuintes que ainda não prestaram contas ao fisco, é preciso correr. Vale lembrar que quem atrasa está sujeito a multa de pelo menos R$165,74, podendo chegar ao máximo de 20% do valor total do imposto devido.

O fundamental é reunir toda documentação possível referente à declaração, como informes de rendimentos, despesas dedutíveis, relação de bens, entre outros, e começar a declaração o quanto antes, tendo em vista que faltam menos de 10 horas para o fim do prazo.

“Caso o contribuinte tenha dificuldade de encontrar alguma informação, deve enviar a declaração assim mesmo e logo que possível fazer uma declaração retificadora. Mas é preciso ficar atento, apesar de existir um prazo de cinco anos para retificar, se a declaração for objeto de procedimento de ofício, como por exemplo, a malha fina, não é possível a retificação de forma espontânea”, explica Mauro Moraes, gerente de Gestão Tributária e Fiscal da Alterdata.

Entre os erros a serem evitados na hora de declarar está o lançamento de comprovante de pagamento de planos de saúde no qual incluem-se usuários que não são dependentes legais; além da declaração de valores distintos dos efetivamente recebidos e gastos; da falta de documentação legal que sustente as informações declaradas; e de eventuais omissões de bens, direito e obrigações na declaração. “É preciso ficar de olho para não cair na malha fina e ter dor de cabeça depois”, alerta Mauro Moraes.

Vale lembrar que as despesas educacionais dedutíveis são apenas de mensalidade escolar de pré-escola, nível fundamental, médio, superior e pós-graduação. Cursos de idiomas e livros não são dedutíveis. Em relação às despesas médicas não são dedutíveis gastos com medicamentos que não constem em contas hospitalares.

Não esqueça de que existem dois tipos de Declaração possíveis: a Completa e a Simplificada. Na Completa é permitida a utilização de todas as deduções, desde que devidamente comprovadas. Na Simplificada, o contribuinte tem um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis na declaração, limitado a R$ 13.916,36, sem que seja necessária comprovação e indicação da espécie da despesa. Mas o próprio programa da Receita já compara automaticamente os dois formatos e sinaliza qual dos dois modos trará mais benefícios para o contribuinte.

Além disso, as despesas do dependente só podem ser declaradas no imposto de renda de uma única pessoa, e companheiros podem ser declarados se forem cônjuges, se tiverem relacionamento superior a cinco anos ou se tiverem filho em comum, independentemente do período de convívio.

Fonte: Approach
Termina hoje o prazo para envio da declaração de imposto de renda Termina hoje o prazo para envio da declaração de imposto de renda Reviewed by Redação on 4/30/2012 03:17:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-