campa-insta


Terapeuta ensina técnicas de automassagem

Compartilhar no WhatsApp!
Com alguns exercícios simples é possível tratar inúmeros males

Por Marina Gil

A massagem é uma prática milenar que ajuda a aliviar tensões físicas e emocionais, combater dores musculares e reduzir o estresse e o cansaço do dia a dia. Para aqueles que não têm tempo de frequentar uma clínica, a automassagem é uma maneira fácil e eficaz de relaxar sem precisar sair de casa.

Mari Maruyama, terapeuta da rede de clínicas Luiza Sato, reuniu uma série de dicas que ensinam como aplicar a automassagem. Antes de iniciar o tratamento, Mari recomenda um banho quente para soltar a musculatura, concentrando a ducha na região dos ombros e pescoço.

(Foto: Photl) 
Tensão no pescoço
Coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.





Tendinite
Realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.

Intestino preso
Deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo.

Cólicas
Posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos.

Antiestresse
Solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.

Região lombar
Deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.

Dor de cabeça
Pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares.

Pernas cansadas
Flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

Terapeuta ensina técnicas de automassagem Terapeuta ensina técnicas de automassagem Reviewed by Redação on 4/22/2012 04:08:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-